Geral

Vigilância Sanitária Estadual realiza vistoria de carros-pipa em Santana

11/12/2013
Vigilância Sanitária Estadual realiza vistoria de carros-pipa em Santana
carropipa1

Foto: Jackson Amaral

    Para assegurar que os carros-pipa que transportam água para as vítimas da seca estejam aptos, fiscais da Vigilância Sanitária Estadual iniciaram ontem terça-feira (10), em Palmeira dos Índios, uma operação de vistoria nos veículos. A ação, que prossegue nesta quarta-feira (11) em Santana do Ipanema, conta com a parceria do Exército Brasileiro e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Defesa Civil.
Durante a inspeção, os fiscais da Vigilância Sanitária Estadual estão observando se o material utilizado para fabricar os tanques dos caminhões é aço inoxidável, segundo determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para isso, os proprietários dos veículos devem apresentar uma nota fiscal que especifique o material utilizado na fabricação dos tanques que transportam água, que é considerada um alimento.
Os veículos que não estão atendendo a esta determinação da Anvisa, automaticamente são reprovados, segundo assegurou o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra. Com isso, o alvará dos caminhões é cassado e eles são proibidos de realizar o transporte de água por meio das Operações Carros-Pipa e Água é Vida, realizadas respectivamente pelo Exército Brasileiro e Governo do Estado.
“Verificamos que a maioria dos caminhões tem o tanque fabricado de forma artesanal, sem utilizar o material exigido pela Anvisa. Como a Lei é clara, eles não podem transportar água para o consumo humano, e ficarão sem o alvará até que regularizem a situação, ou seja, adquiram um tanque fabricado com aço inoxidável, além de atender aos padrões de segurança exigidos pelo Exército e Defesa Civil”, informou Paulo Bezerra.

Comunicação à Justiça – Após o primeiro dia da Operação de Vistoria dos Carros-Pipa, o diretor da Vigilância Sanitária Estadual esteve reunido com a juíza da 3ª Vara da Comarca de Palmeira dos Índios, Isabelle Coutinho Dantas. Paulo Bezerra comunicou verbalmente a ação realizada, informando que irá remeter um relatório detalhado à magistrada, que irá conter o resultado da operação realizada nesta terça-feira (10), onde apenas dois caminhões foram aprovados.
Isso porque, no último dia 6, a juíza Isabelle Coutinho Dantas determinou a suspensão do fornecimento de água pelos carros-pipa que não atendem aos padrões especificados pela Anvisa. Daí porque, a necessidade de realizar a vistoria para verificar quais os veículos cumprem a Lei e, consequentemente, à determinação judicial.
“Mesmo sem uma notificação formal da Justiça, quanto à necessidade de inspeção dos carros-pipa, nos antevemos e realizamos a ação em Palmeira dos Índios. Com isso, asseguramos que se cumpra a Lei e somente os veículos aptos possam transportar água para consumo humano, evitando que água contaminada chegue à população e possa desencadear doenças, a exemplo da diarreia”, informou o diretor da Vigilância Sanitária Estadual.