Cidades

Viçosa inicia festividades natalinas neste sábado

20/12/2013
Viçosa inicia festividades natalinas neste sábado

DSC_0087 (1)A Praça Apolinário Rebelo está toda ornamentada para receber as festividades natalinas. A Prefeitura de Viçosa preparou uma programação diversificada para celebrar junto com os viçosenses a chegada do Natal e comemorar o nascimento do menino Jesus. As festividades natalinas serão iniciadas neste sábado, 21.
A decoração natalina foi idealizada pelo prefeito Flaubert Filho e ficou no capricho. Uma árvore enorme e o Papai Noel esperam os viçosenses na Praça Apolinário Rebelo. Um cenário que Viçosa nunca teve. As estrelas do natal iluminam o coreto central da praça. Não há que resista a este cenário. As pessoas param e pousam para fotos na cadeira ao lado do velhinho mais famoso da época.
Teatro, balé, folguedos natalinos, shows e até uma maratoninha fazem parte da programação que foi preparada com o desejo de proporcionar as famílias viçosenses um natal de amor e paz, como ressaltou o prefeito Flaubert Filho. “Queremos proporcionar aos viçosenses um natal encantador. O natal das famílias. Queria que cada viçosense sentisse vontade de visitar a Praça Apolinário Rebelo, levar os filhos, explicar para eles o verdadeiro sentido do natal e transmitir uma mensagem de amor e paz”.

NATAL NAS ESCOLAS
As escolas municipais também capricharam na decoração. A Escola de Artes e Música Antônio de Barros Araújo “Maestro Dom Ratão”, está localizada na comunidade quilombola Sabalangá. A fachada externa da escola recebeu muitas luzes e deixou o bairro no clima natalino.
Quem também investiu na decoração foi a Escola Maria Alza Torres, da comunidade Santa Ana. A escola inovou com uma decoração feita com produtos reciclados. A árvore central é imensa e foi toda feita com garrafas pet. Quem passa pela comunidade, principalmente no período noturno, é atraído pelo visual iluminado e inovador. O conceito de sustentabilidade ambiental também foi trabalhado com os alunos da escola que colaboraram no processo de recolhimento das garrafas que estavam jogadas no meio ambiente, conforme informou a diretora da escola, Luciana Tenório.

A COMUNIDADE
O clima natalino também contagiou a comunidade. Dona Claudete Pontes, mora na Rua Frederico Maia e há mais de 10 anos prepara sua casa para atrair doadores que se dispõe a proporcionar um natal melhor para famílias carentes.
Sua casa é totalmente decorada. Da fachada aos ambientes internos. O visitante além de conhecer os ambientes, ainda conta com a agradável recepção de dona Claudete que ainda serve um cafezinho. As doações deste ano serão para a comunidade Santa Ana, que é a mais recente do município. Conta com 430 moradias doadas pela Prefeitura de Viçosa.

Confira a programação:
Dia 21:
16h – Apresentação do espetáculo “Uma história contada por Pirauê e Pirauá” com alunos da Escola de Artes e Música Sabalangá.
A LENDA – A existência da aldeia dos índios Cambembes em Viçosa deixou uma lenda onde conta que dois índios: Pirauê e Pirauá eram apaixonados pela mesma índia – Inhamunhá. Para não entristecê-los, a índia se jogou de um penasco e foi transformada em uma cachoeira. Os irmãos ficaram muito tristes e também se jogaram, formando assim a Serra Dois Irmãos.
Dia 22:
07h- I Maratoninha de Natal
Dia 24:
19h- Apresentação do Balé das escolas da rede municipal e dos folguedos natalinos: Pastoril Nossa Senhora da Salete e Reisado do Mestre Osório;
00h- Shows com Isabela Barbosa e Jucélia Gomes

Tags: