Geral

Sgap realiza casamento coletivo de 220 reeducandos de Maceió e Agreste

12/12/2013

    Pelo menos 220 reeeducandos e reeducandas do sistema penitenciário – inclusive do novo Presídio do Agreste – participam na próxima segunda-feira (16), a partir das 14h, da cerimônia coletiva de casamento civil. O evento, que vai acontecer no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), é fruto de um trabalho conjunto entre a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), Secretarias de Estado da Articulação Social e Assistência e Desenvolvimento Social e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
No período da manhã, a partir das 8h, acontecem os trabalhos burocráticos necessários à habilitação dos candidatos ao casamento. “Recebemos uma demanda de mais de 300 internos interessados em oficializar a união civil, como havia um custo de cerca de R$ 90,00 por casamento tivemos que buscar parcerias”, explicou a gerente de Assistência Social da Sgap, Larissa Vital.
O casamento será gratuito para os noivos e a festa terá a apresentação do Coral do Presídio Feminino Santa Luzia, bolo e refrigerantes. Ao final do casamento civil, o pastor Ivan Ramos, da igreja Assembleia de Deus, com a participação do pastor Francisco Pereira, coordenador do trabalho de Assistência Religiosa do sistema prisional, realizará uma cerimônia ecumênica.

   Governo Perto de Você

“O casamento fortalece a moral e os vínculos familiares dos reeducandos”, afirmou o pastor Ivan Ramos, lembrando que reconhece que muitos internos se casam para comprovar o vínculo com o companheiro ou companheira, formalidade exigida pela administração das unidades na concessão da visita íntima.
O evento deve reunir mais de 500 pessoas, entre convidados e internos. Além do efetivo da Superintendência Penitenciária, a Polícia Militar de Alagoas deve reforçar o esquema de segurança. A iniciativa faz parte das ações do Governo Perto de Você.