Cidades

Produção agroecológica vira instrumento de aprendizado em União dos Palmares

23/12/2013
Produção agroecológica vira instrumento de aprendizado em União dos Palmares

O Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), coordenado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), foi além das orientações sobre tratos culturais agroecológicos e a preocupação com o meio ambiente. Uma unidade implantada em parceria com o município de União dos Palmares vem modificando a rotina de cerca de 350 alunos da Escola Edvar de Souza. A unidade agrícola é utilizada ainda como medida socioeducativa para jovens infratores.producaoagroecologica
O Pais tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. No projeto educacional tudo que é produzido é inserido na merenda escolar e o excedente é compartilhado com as famílias da comunidade. Em Alagoas somente a Emater/AL tem 163 unidades implantadas e em plena produção, quase cem delas foram custeadas pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
De acordo com a gestora do projeto da Emater/AL, Cidamilene Maria dos Santos, a implantação da unidade na escola só foi possível por conta do apoio do município. “As unidades Pais do convênio com Fecoep foram entregues em parceria com a Secretaria de Estado da Paz, para atender as comunidades terapêuticas com o intuito de promover a ressocialização. Em União, conseguimos implantar duas unidades Pais em escolas, porque o município acordou em ceder um técnico agrícola para acompanhar e orientar os alunos”, afirmou a técnica da Emater/AL.
As unidades agroecológicas foram integradas ao Programa Municipal de Promoção a Paz nas Escolas e nas Famílias (Promepaz), comandado pela Secretaria Municipal de Educação de União. Com isso, além de promover aprendizado a crianças e jovens, entre 07 e 16 anos, jovens em conflitos com a lei comprem medidas socioeducativas, liberdade assistida e prestação de serviço com a comunidade, cuidando da produção de hortaliças, legumes e animais. O projeto conta também com a parceria com a Vara da Infância e da Juventude.
“A atividade na escola deixou todos surpresos. A mudança de comportamento das crianças e o envolvimento das famílias, com a qualidade de vida, uma alimentação saudável, foi o resultado imediato. Já com os jovens que cumprem medidas socioeducativas, o maior propósito é fazer com que eles se recuperem com o apoio da família. Acompanhamos o desenvolvimento das atividades e o comportamento deles tanto no cumprimento das tarefas determinadas pelo juiz, quanto no seio da família. É um trabalho minucioso, mas que só tem nos dado bons frutos”, declarou Ana Cardoso, coordenadora do Promepaz.