Geral

Palmeira dos Índios: moradores da “Rua do Meio” se unem para celebrarem natal

26/12/2013
Palmeira dos Índios: moradores da “Rua do Meio” se unem para celebrarem natal
Sociedade organizada: Moradores se unem para um natal melhor

Sociedade organizada: Moradores se unem para um natal melhor

A população palmeirense reclamou muito por que na véspera de Natal não houve nenhum atrativo público festivo oferecido pelo município à comunidade, em que pese a tradição mandar que esta é uma festa familiar, que deve ser celebrada no recôndito do lar. Porém nos últimos anos, sempre foi realizado shows musicais promovidos pela prefeitura, além de uma decoração natalina com direito a Papai Noel, trenó e renas no açude do Goití, que alegravam as crianças e que causaram expectativa e posteriormente frustração aos palmeirenses.

Como de costume este ano as igrejas ofereceram a tradicional Missa do Galo, celebrada em várias paróquias locais, o que causou baixa frequência dos fieis na Catedral Diocesana. Além do mais a primeira missa do Papa Francisco transmitida via satélite, direto do vaticano, também contribuiu para que o palmeirense ficasse em casa.
Apenas no bairro de Palmeira de Fora, distante do Centro da cidade, os moradores tiveram a oportunidade de apreciar um coral natalino, oferecido pelo vereador da localidade Júlio Cézar, que para celebrar o Natal, uniu dois corais que se apresentaram na escadaria da Igreja Divina Pastora em Palmeira de Fora: O coro “Nossa Senhora do Amparo” da Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios e o segundo coro “Contas e Cantos” do Tribunal de Contas de Alagoas. A programação natalina na comunidade teve festa oferecida às crianças, Alto de Natal da Escola Douglas Apratto e o Recital de Natal.

Cidade sem “luz”
Nem a tradicional iluminação pública e ornamentação natalina (licitada e homologada pelo prefeito da cidade James Ribeiro (PSDB) por R$1,5 milhão) foi realizada. Desta feia apenas as Praças da Independência e Monsenhor Macedo (defronte a Catedral) estiveram iluminadas, mas por iniciativa da comunidade.
Nas redes sociais também não se falava outra coisa a não ser na falta de “natal” na cidade palmeirense.
Para não ficar no esquecimento, um parque de diversões com brinquedos apenas para crianças maiores de 8 anos e adolescentes (sem a fiscalização dos bombeiros que estão em greve) funcionou na acanhada noite de natal em Palmeira dos Índios.

Moradores da Rua do Meio se unem por um natal melhor

Moradores da Rua do Meio se unem por um natal melhor

Exemplo
Mas nem tudo foi escuridão no natal palmeirense. Um exemplo de união, caridade e amor ao próximo, além da celebração do natal foi promovido pelos moradores da Rua Lauro de Almeida, a conhecida “Rua do Meio” no centro da cidade.
Através de um projeto idealizado pelos moradores Frankland Vanderley, Leiliane Vanderley, Mônica Lucena, Bruno Pereira, Sérgio Silva, Eliane Silva, Delmácio Albuquerque e Cremilda Albuquerque, o natal desta comunidade foi comemorado com alegria e festa.
Para isso, eles se uniram e utilizando-se de parceria com diversas entidades fornecedoras de produtos recicláveis e realizaram a decoração natalina da rua, estimulando a preservação ambiental.

Brindes e guloseimas foram destinados para crianças carentes

Brindes e guloseimas foram destinados para crianças carentes

A rua ficou toda iluminada e decorada com objetos frutos da reciclagem.

Promoveram também com as crianças a conscientização ambiental e socialização de crianças carentes do bairro, distribuíram sorvetes, algodão doce, balas, doces e brindes para crianças da FUNDANOR, tudo isso animado pela renovação carismática católica.

Atividades para o réveillon
A comunidade da “Rua do Meio” também pretende estender as atividades para a véspera de réveillon e o primeiro dia do ano com missas (participação dos “Homens do Terço”) homenagens aos moradores antigos e falecidos da rua, além de muito forró para celebrar a chegada de 2014.