Geral

Número de Casos de dengue em Alagoas cai 58% em 2013

18/12/2013
Número de Casos de dengue em Alagoas cai 58% em 2013

Para avaliar as ações de combate à dengue realizadas ao longo deste ano, os membros do Comitê Estadual da Dengue irão se reunir nesta quinta-feira (19), às 8 horas, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), situado no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió.dengue_-mosquito_0
Durante o encontro, será apresentada a situação epidemiológica da doença em Alagoas, que este ano teve redução de 58,17% em comparação com 2012, já que em 2013 foram registrados 14.100 casos e no ano passado foram 33.675, segundo dados do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Segundo a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue, Ana Lúcia Oliveira, durante a reunião serão traçadas estratégias que contribuam para intensificar a tendência de redução dos casos da doença em 2014. Entre as medidas a serem adotadas estão investimentos em campanhas educativas, que devem integrar os técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesau e das 102 Secretarias Municipais de Saúde, primando sempre pela intersetorialidade, a fim de reunir as Secretarias Municipais de Educação e, consequentemente, os estudantes de escolas públicas das redes estadual e municipal.
Ainda de acordo com a Ana Lúcia, devem ser traçadas estratégias para que os agentes de endemias possam intensificar a busca ativa aos focos do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue. “A queda no número de casos da doença registrada este ano é reflexo do trabalho integrado entre o Governo do Estado e os 102 municípios alagoanos. Mas é importante continuarmos vigilantes para evitarmos a volta do aumento dos casos em Alagoas, já que o trabalho de prevenção deve ser realizado pelos gestores públicos e a sociedade civil organizada”, ressaltou Ana Lúcia Oliveira.

Orientação – Para evitar a doença, a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue ressalta que é fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é necessário adotar práticas básicas no dia a dia, como evitar acúmulo de lixo, manter as caixas d’água limpas e tampadas.
Com relação aos sintomas da dengue, “ao perceber febre alta, dores no corpo, no globo ocular e na cabeça, o paciente deve procurar de imediato uma unidade de saúde. No local será realizado o diagnóstico e o tratamento iniciado imediatamente”, orienta Ana Lúcia Oliveira, ao alertar que a doença é grave e pode levar à morte.

Notificações – Sobre as mortes registradas por dengue, o último Boletim Epidemiológico da Sesau aponta que houve também redução este ano. Segundo os dados, de janeiro a dezembro de 2013 foram registrados dois óbitos, contra 14 de 2012 e 19 de 2011.
Uma realidade que, de acordo com a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue, é reflexo “da qualidade da assistência prestada ao paciente que procura as Unidades Básicas de Saúde”, já que os técnicos municipais são capacitados periodicamente para diagnosticar e tratar adequadamente a doença.