Cidades

Mutirão beneficia moradores da Barra de Santo Antônio

24/12/2013
Mutirão beneficia moradores da Barra de Santo Antônio

    Recebido com muita expectativa pela população, o primeiro Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), realizado pela Prefeitura da Barra de Santo Antônio, através da Secretaria da Mulher, levou à população barrense serviços básicos de saúde, emissão de documentos, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, entrega de sopa e atividades diversas. O mutirão aconteceu de quinta-feira até sábado dia 21, no Ginásio Municipal Augusto Farias.MUTIRAO 06
A aposentada Maria das Graças, de 71 anos, ficou satisfeita com os serviços prestados. “O atendimento foi muito bom, nunca aconteceu um evento como esse que atende toda a população, desde a criança até o idoso. Espero que esse tipo de evento ocorra mais vezes”, destaca.
A ação beneficiou mulheres, homens e crianças que ainda não possuem documentos cíveis e trabalhistas no Município. Em sintonia com o evento, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um profissional para dar orientações ao público sobre hipertensão e diabetes e uma enfermeira para medir a pressão arterial. A população também pode realizar atendimento jurídico e obteve informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Durante o mutirão foram emitidos mais de 500 documentos, dentre eles Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem participou do mutirão pode receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica (em casos como mudança de profissão de empregada doméstica para agricultora familiar), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.
Segundo o prefeito Rogério Farias, “É direito de qualquer cidadão possuir seus documentos. Uma simples carteira de identidade faz diferença na vida de uma pessoa, seja na hora de conseguir um emprego, ou mesmo ao matricular um filho na escola. O compromisso da Prefeitura é dar condições para que essa cidadania seja exercida em nosso município”, ressaltou o prefeito.