Geral

Mais sete médicos cubanos chegam a Alagoas para atuar no Programa Mais Médicos

23/12/2013
Mais sete médicos cubanos chegam a Alagoas para atuar no Programa Mais Médicos

Mais sete médicos cubanos chegaram a Alagoas neste fim de semana para atuar nos municípios de Chã Preta, Penedo, Palestina, Tanque D’Arca, Santana do Ipanema, Igreja Nova, Ouro Branco e postos da saúde indígena. Ao todo o Ministério da Saúde já enviou 129 profissionais para atuar no Programa Mais Médicos, ampliando o alcance e a eficiência da Atenção Básica no Estado.mais_medicos
Os médicos cubanos já assumiram seus postos de trabalho nesta segunda-feira (23) e não poderão atuar em nenhuma outra área da saúde, sendo exclusivos da Atenção Básica. “Os médicos são capacitados e preparados para atuar na Estratégia de Saúde da Família, atuando na prevenção e tratamento de doenças”, ressaltou a diretora.
Isso porque, é comprovado que, mais de 80% das doenças podem ser evitadas na Atenção Básica, que tem como foco a orientação da população e a prevenção. “Desse modo conseguimos evitar que as pessoas tenham complicações e necessitem de atendimento na média e alta complexidade”, destacou Cláudia Cerqueira.

Capacitação – Como parte do processo de qualificação, os médicos integrantes do Programa Mais Médicos participarão de um Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso é coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo realizado à distância, através da internet, com uma aula presencial realizada mensalmente no campus Maceió da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com a tutora e coordenadora do Programa Mais Médicos em Alagoas, Ivana Pita, o curso tem duração de um ano e vai contar com a participação de todos os médicos do programa. “Todos os profissionais realizarão o curso de especialização, ampliando ainda mais seu leque de conhecimentos, garantindo a população um atendimento altamente qualificado e pautado em princípios éticos e tratamento humanizado”, informou.