Cidades

Governo firma contratos para desenvolvimento de Alagoas

24/12/2013
Governo firma contratos para desenvolvimento de Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho assinou nesta segunda-feira (23), em Brasília, dois contratos de operação de crédito externo entre Alagoas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos serão investidos em diversas áreas do Estado.
A primeira contratação, no valor de US$ 250 milhões, será destinada ao financiamento do Programa de Consolidação do Equilíbrio Fiscal para o Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Alagoas (Procofins – PBL). O contrato foi assinado pelo governador e pela encarregada da Representação do BID no Brasil, Mônica Merlo.assinaturadecontrato
O segundo empréstimo, US$ 7 milhões, será destinado para o financiamento parcial do Projeto de Aperfeiçoamento da Gestão Fazendária de Alagoas (Profiscal).
Teotonio Vilela destacou a importância desses investimentos para a melhora na qualidade de vida do alagoano. “Estes recursos serão aplicados em vários setores, inclusive na segurança pública. Também iremos fortalecer a infraestrutura turística, área que vem crescendo muito ao longo dos anos. Foram vários empreendimentos viabilizados em todo o Estado, e Alagoas está se sobressaindo neste aspecto. Aliado a isso, quanto mais investimentos são feitos na área, mais empregos são criados, o que fortalece ainda mais nossa economia”, ressaltou o governador.
A representante do BID, Mônica Merlo, destacou a importância destes empréstimos para a geração de emprego e renda para os alagoanos. “Hoje temos dois programas que vão trazer muitas melhorias para o Estado, nas áreas da saúde e educação, mas o mais importante é fortalecer a gestão fiscal”, afirmou.
Acompanharam a assinatura dos contratos o secretário do Estado da Fazenda, Maurício Toledo; o procurador Luís Manoel Borges; o superintendente da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, André Gomes; e o gerente da dívida pública de Alagoas, Marcos Rangel, além da procuradora geral da Fazenda Nacional, Suely Dibb.
Na oportunidade, o governador também agradeceu a celeridade no processo por parte da BID, além da presteza sempre disponível aos gestores de Alagoas. “Em nome dos três milhões de alagoanos, quero agradecer a todos que fazem parte do BID. Em todas as oportunidades percebemos a forma comprometida da equipe técnica”, afirmou Teotonio.