Geral

Governo Federal garante analisar e liberar recursos para o Conesul

07/12/2013
Governo Federal garante analisar e liberar recursos para o Conesul

IMG_9169Durante reunião com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Atenção à Saúde (DRAC), do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, garantiu analisar e liberar recursos para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conesul). O encontro aconteceu nesta sexta-feira (6), em Brasília, e contou com a presença do superintendente do Conesul, Pedro Madeiro.
Fausto Pereira dos Santos se comprometeu em analisar os projetos já protocolados no Ministério da Saúde, que têm como objetivo aumentar a oferta de serviços nas regiões e diminuir a demanda para os hospitais de Maceió. Isso porque, segundo o diretor do DRAC, por meio do repasse de recursos para o Consesul, o Ministério da Saúde estará fortalecendo a regionalização no âmbito da saúde, possibilitando a habilitação de novos serviços de Média e Alta Complexidade, como por exemplo, neurologia e ortopedia.
Para o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal será modelo para a saúde de todo país. “O Conesul irá quebrar todos os paradigmas na regionalização da saúde pública, já que ele será referência para outros estados. Os serviços de Média e Alta Complexidade poderão ser fornecidos em várias regiões”, disse o secretário.

Arapiraca
O município de Arapiraca também foi alvo de discussão durante a reunião e esteve representado pelo secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Moreira. Situado na Segunda Macrorregião de Saúde, ele é referência para prestação de serviços indispensáveis para a população local e de todo o Agreste e Sertão alagoano, exemplo de obstétrico e de trauma.
Durante a reunião, o diretor do DRAC garantiu que se empenhará para analisar os projetos para a cidade e, em breve, disponibilizará os recursos. O secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, acredita que “o apoio federal ajudará a dar autonomia aos municípios, para que eles possam resolver as questões de saúde na própria região. Os alagoanos poderão usufruir de um sistema de saúde que conta com consultas e exames especializados e hospitais sem super lotações”, disse.

Tags: