Geral

Fórum Perinatal: gestores traçam agenda de discussões para 2014

17/12/2013
Fórum Perinatal: gestores traçam agenda de discussões para 2014

Com o objetivo de fortalecer os cuidados com as gestantes, recém-nascidos e crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (17), a última reunião do Fórum Perinatal, que mensalmente discute à assistência materno-infantil e a operacionalização da Rede Cegonha, como estratégias para sua implantação e seu funcionamento. O encontro aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.
Ascom / SaúdeNa última reunião de 2013, os gestores discutiram a análise da Rede Cegonha no âmbito nacional e estadual e também a formulação da agenda para 2014. De acordo com Syrlene Patriota, coordenadora estadual da Rede Cegonha, Alagoas avança com o programa que já está presente em 100% dos municípios alagoanos.
“O Estado garantiu recursos para a Atenção Básica, teve ainda ampliação de leitos, além da reforma de oito centros de partos normais e duas casas de gestantes”, listou Syrlene Medeiros. Ainda segundo ela, para 2014, o foco de trabalho do Fórum Perinatal será a Atenção Básica. “Devido à fragilidade da área, vamos monitorar a aplicação dos recursos, como também os leitos destinados a esses pacientes”, completou.
Para Maria Cauterine Monteiro, enfermeira obstetra que trabalha na Aldeia Cocal, em Joaquim Gomes, o Fórum perinatal contribui para que os gestores repensem a convivência com a gestão e os pacientes. “Durante as reuniões, são apontados os espaços de maiores complexidades e as formas de acesso, por meio da organização da rede, capacitação e intervenção do gestor para melhorar a qualidade da Atenção Básica”, falou, acrescentando que a iniciativa contribui para a redução da mortalidade materna e infantil.