Geral

Embaixador da Espanha visita depuradora de ostras de Coruripe

04/12/2013
Embaixador da Espanha visita depuradora de ostras de Coruripe

O embaixador da Espanha no Brasil, Manoel Hermoso, conheceu nesta terça-feira (3), no município de Coruripe, a única depuradora de ostras do Nordeste, construída com recursos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), em parceria com o Governo de Alagoas. A ação vem beneficiando ao menos 150 famílias e tem cultivos em quatro municípios.visitacoruripe
Segundo o embaixador, a visita fortalece a cooperação da Espanha com o Estado de Alagoas, principalmente na área de pesca e aquicultura, segmento em que o país tem experiência no manejo de ostras, mexilhões e outros pescados. Ele destacou o potencial alagoano para a pesca e o turismo. “Agora que estou conhecendo Alagoas, entendo quando vocês dizem que o Estado tem um grande potencial para a produção de pescado e para o turismo. O litoral é belíssimo e tem grande futuro, tanto na área pesqueira, quanto na industrial”.
Para o superintendente de Comercialização e Industrialização da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), Jefferson Machado, a expectativa é de ampliar a produção para a Depuradora tornar-se 100% sustentável. “Atualmente, a logística e manutenção vem sendo subsidiada pela prefeitura de Coruripe e a Sepaq”.
O superintendente de Desenvolvimento da Aquicultura da Sepaq, Ricardo Nonô, anunciou o projeto de expansão das vendas. “Estamos rodando 25 dúzias do produto. No verão, temos o projeto de expandir a comercialização, que prevê a venda de 700 dúzias por semana, inicialmente na Barra de São Miguel, com os carrinhos padronizados e refrigerados”.
Ricardo Nonô informa também que os investimentos com reparos e melhorias já foram custeados pelo lucro da comercialização da ostra. “Tivemos que investir na manutenção e estamos felizes porque a compra de bomba e luz ultravioleta, entre outros equipamentos, já foram custeados pelo lucro da própria depuradora”.
Para cobrir o custo de depuração, a cada quatro ostras depuradas que saem, uma fica para ser vendida aos restaurantes e três vão ser comercializadas pelos ostreicultores. Os interessados estão comprando dos produtores por 15 reais a dúzia de ostras, o que garante sete reais de lucro, sendo quatro para o caixa da depuradora e três para o ostreicultor.
Os secretários de Estado da Pesca e Aquicultura, Régis Cavalcante, e da Agricultura, José Marinho Júnior, acompanharam a visita, que contou também com técnicos da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico.