Cidades

Desenvolvimento do estado é discutido no I Seminário Alagoano de APLs

10/12/2013
Desenvolvimento do estado é discutido no I Seminário Alagoano de APLs

    Esta terça-feira (10) foi marcada por discussões sobre o desenvolvimento econômico de Alagoas. Isso porque produtores, empresários, gestores, mobilizadores e representantes públicos estiveram reunidos, na Associação Comercial de Maceió, para o I Seminário Alagoano de Arranjos Produtivos Locais, cuja proposta foi abordar o tema “desenvolvimento” por meio de políticas sistêmicas, como os APLs.marcosVieira
Além da reunião do Conselho Deliberativo do PAPL, com assinatura das pactuações entre instituições parceiras para afirmar o apoio ao programa, o seminário contou com uma palestra do Professor Cícero Péricles sobre o “Desenvolvimento Econômico de Alagoas” e uma palestra com o Professor Sérgio Duarte de Castro, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), sobre “APLs, Políticas Sistêmicas de Desenvolvimento”. O Professor Laércio Mattos também participou do evento em uma palestra representando o Banco do Nordeste (BNB); sobre “Economia Criativa”, quem falou foi o Professor Elder Patrick Maia.
Paralelamente ao seminário, também foram realizadas a Mostra Integrada dos Produtos APLs e a Rodada de Negócios entre APLs. A recepção dos convidados e o encerramento do evento ficaram por conta das bandas de músicos e dos grupos folclóricos do APL Turismo Lagoas e Mares do Sul. Além disso, o almoço servido no intervalo do evento foi todo feito com os produtos oriundos dos APLs.
Marcos Vieira, superintendente do Sebrae Alagoas, destacou que a necessidade da criação dos APLs em Alagoas, bem como das Cadeias Produtivas, deveu-se à má distribuição da economia, já que, antes disso, cerca de 75% das atividades e negócios estavam concentrados na capital do estado.
“A criação dos APL e das Cadeias Produtivas foi uma grande solução para se resolver essa questão da distribuição econômica. Com o trabalho de mais de 70 instituições parceiras, criou-se uma governança bastante atuante, que teve o papel de organizar as aglomerações produtivas do estado. Isso, além de tudo, culminou no aumento do cooperativismo e do associativismo. Hoje, concluímos que as organizações sociais geraram perfeitos multiplicadores que estão definindo um novo mapa para o desenvolvimento de Alagoas”, considerou o superintendente do Sebrae Alagoas.
“Para que se tenha noção da importância dos APLs para o estado, foram e serão investidos pelo Governo de Alagoas e pelo Sebrae R$ 12 milhões para o convênio 2012-2015. Esse é um programa de estado, bastante vitorioso e que traz resultados significativos. Alagoas é tida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) como o melhor estado no que diz respeito à gestão dos Arranjos Produtivos, e isso é motivo de orgulho e força para que continuemos nesse caminho de trabalho. Para os gestores, o seminário é de extrema importância porque traz especialistas em economia e desenvolvimento, capazes de auxiliá-los no planejamento e na gestão dos APLs”, complementou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes.

    PAPL

O objetivo do Programa de Mobilização para o Desenvolvimento de Arranjos e Territórios Produtivos Locais do Estado de Alagoas – PAPL é firmar a parceria entre o estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e o Sebrae Alagoas/AL para operacionalização do programa, cujo objetivo é apoiar aglomerados de micro e pequenas empresas ou produtores autônomos, visando minimizar a desigualdade social e setorial das regiões deprimidas e fomentar a economia alagoana, através da erradicação da pobreza extrema, da redução da pobreza, da desigualdade e da desconcentração do investimento.
O PAPL funciona desde 2004, criado através do Decreto Nº 2.077, de 30/08/2004. Atualmente, existem 18 APLs no estado, atuando nos setores de agronegócios, indústria e serviços, abrangendo mais de 80 municípios e atendendo direta e indiretamente cerca de 30 mil produtores/empresários, organizados em 117 associações formais, 25 cooperativas, 06 Fóruns e 03 Câmaras Temáticas.

    III Reunião Ordinária do CDPAPL/AL

Durante a última reunião do ano, ou III Reunião Ordinária, do Conselho Deliberativo do Programa de Mobilização para o Desenvolvimento dos Arranjos e Territórios Produtivos Locais do Estado de Alagoas (CDPAPL/AL), além da apresentação dos novos gestores dos APLs contratados no 2º edital, foi aprovada a inclusão do Art. 15 no Regimento Interno do Conselho, que diz respeito à criação de Câmaras Temáticas constituídas através dos serviços do PAPL e que têm por finalidade acompanhar e assessorar tecnicamente as ações pertinentes a cada serviço. Na ocasião, foi aprovada a criação das seguintes câmaras: Marketing e Comercialização; Ciência, Tecnologia e Inovação; Capacitação e Qualificação; Gestão e Acesso a Serviços Financeiros; e Infraestrutura.
Também foi apresentado o cronograma de atividades do CDPAPL/AL para 2014, bem como foi feito o relato da participação dos APLs na 6ª Conferência Brasileira de APLs, realizada em Brasília na última semana. Miguel Alencar, gestor do APL Piscicultura no Delta do São Francisco, reiterou o destaque do trabalho que vem sendo feito com os arranjos em Alagoas diante de todo o Brasil.
“Nós somos modelo de gestão e de governança para todos os estados brasileiros. Nesse encontro nacional, tivemos a oportunidade de ver que muitas unidades federativas não têm conhecimento do real significado do que é um APL. Nós fomos para Brasília com o intuito de aprender, mas acabamos ensinando o que fazemos aqui”, declarou Miguel.
A reunião contou com a presença de representantes do Sebrae Alagoas, das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), do Turismo (Setur), da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Saúde (Sesau), da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Pesca e Aquicultura (Sepaq), além da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), da Associação Comercial de Maceió, entre outros parceiros.