Geral

Balanço energético de 2013 apresenta diagnóstico completo do setor

13/12/2013
Balanço energético de 2013 apresenta diagnóstico completo do setor

    O Balanço Energético do Estado de Alagoas (Beal) de 2013, ano base 2012, foi entregue nesta sexta-feira (13) ao secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento, Luiz Otavio Gomes. Pelo sétimo ano, Alagoas lança a publicação com periodicidade e, nos últimos três, é um dos primeiros a disponibilizar o estudo. Retomado nessa gestão, o Beal é responsável por compilar todas as informações relativas ao segmento energético de Alagoas, figurando como influência entre acadêmicos e investidores.Luiz Otavio e Jackson Pacheco analisam o Beal
Esta edição do balanço, elaborado pela secretaria adjunta de Energia e Recursos Minerais da Seplande, registra as principais informações estatísticas estaduais da área referente ao período de 2002 a 2012. Anualmente, o Beal aponta o panorama energético de Alagoas em relação aos dados nacionais, como a sua produção, oferta interna e consumo de energia, oferta e demanda de energia por fonte e o consumo de energia por setor.
O secretário Luiz Otavio Gomes salientou a importância da publicação, e lembrou que sua revitalização aconteceu por uma determinação do governador Teotonio Vilela Filho, assim como a criação de um Conselho Estadual de Política Energética (Cepe). “Esse Governo teve a sensibilidade de perceber que energia é a chave para o desenvolvimento. Desde então, conseguimos com determinação articular as grandes frentes da área, o que resulta na organização e foco em resultamos que almejamos”, declarou.
Segundo o secretário adjunto de Energias e Recursos Minerais, Jackson Pacheco, a eficácia do Beal é comprovada quando o público atendido por ele é verificado. “Tudo o que Alagoas produz, consome, importa e exporta em termos de energia está registrado no Beal. Essas informações precisas atendem tanto a estudantes, quanto a professores, além de investidores em potencial, o que demonstra a importância de seu serviço para a sociedade”, disse.
O secretário parabenizou ainda toda a equipe da secretaria adjunta responsável pela elaboração do Beal. “Temos aqui mais uma edição com muita qualidade, que está no nível das melhores que são laçadas o País, o que mostra a referência positiva da nossa pasta nacionalmente”, concluiu.