Cidades

Alunos do Cras de Limoeiro recebem premiação em concurso sobre prevenção às drogas

12/12/2013
Alunos do Cras de Limoeiro recebem premiação em concurso sobre prevenção às drogas

    O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Limoeiro de Anadia finalizou, na noite de terça-feira (10), a primeira etapa do projeto “Diga Sim à Vida”, que tem como objetivo abordar temas voltados ao combate às drogas entre crianças e adolescentes.  Na oportunidade foram premiados os alunos que se destacaram nos concursos de redação e cartazes sobre o tema. A solenidade foi realizada no núcleo do Distrito Pé Leve.alunos6
O projeto Diga Sim à Vida é uma idealização da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) em parceria com a Maurício de Sousa Produções, que desenvolveu um material inédito com a Turma da Mônica, Turma da Tina e Turma da Mônica Jovem. O objetivo do projeto é subsidiar as ações de prevenção ao uso de drogas, com crianças e jovens no ambiente escolar, de uma maneira leve e atraente, fazendo uso de linguagem adequada às faixas etárias dos estudantes.
Em Limoeiro de Anadia, o projeto foi adotado pelos alunos do Cras dos núcleos Pé Leve, Genipapo, Chã do Miranda, Limoeiro e Camadanta, além das escolas municipais Benício Ferreira e Francisco Domingues . A ação faz parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV).
Os vencedores do concurso de redação foram Maria Elaine da Silva Farias (1º lugar), Ricardo Dantas da Silva (2º lugar) e Jakson Alves Silva (3º lugar). No concurso de cartazes os primeiros colocados foram Valdeir Rodrigues (1º lugar) e Valdinete Rodrigues (2º lugar).
Durante a programação foram realizadas palestras, debates e a exibição do filme “Aos Treze”, que conta o drama de uma adolescente de 13 anos que se envolve com drogas e não encontra uma saída para o problema.
De acordo com a orientadora social, Jaqueline Alves, o projeto tem como objetivo alertar os jovens sobre os perigos das drogas, principalmente pela grande incidência do uso e comercialização de entorpecentes naquela comunidade. “O Pé Leve registra um alto índice de tráfico e uso de drogas. Nosso papel é orientar e conscientizar os jovens enquanto há tempo, tudo isso numa linguagem adequada e diferente”, frisou Jaqueline.
Participaram da solenidade a coordenadora do Cras, Lourene Galdino da Silva; a orientadora social Jaqueline Alves, além das técnicas Walkiria Carmo, Marisa Rodrigues e Mayra Carla.