Cidades

Alagoas Mais Ovinos já entregou mais de 7 mil animais a produtores

23/12/2013
Alagoas Mais Ovinos já entregou mais de 7 mil animais a produtores

Os municípios de Minador do Negrão e Dois Riachos foram beneficiados, no mês de dezembro, com as últimas entregas do ano do Programa Alagoas Mais Ovinos. O Programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), visa fomentar e fortalecer a cadeia da ovinocaprinocultura em Alagoas, a partir da inclusão de animais que foram adquiridos, obedecendo rigorosos critérios de seleção.
Desde sua criação, foram investidos mais de R$ 3,4 milhões, com recursos do Fecoep, entregando mais de 5 mil ovinos e 2 mil caprinos para centenas de produtores terem a oportunidade de aumentar e melhorar a qualidade da produção, além de ações de capacitação e entrega de equipamentos.

Luciene Carvalho mostra os produtos de leite de cabra

Luciene Carvalho mostra os produtos de leite de cabra

Só em 2013, foram entregues cerca de 800 animais, beneficiando além de Minador e Dois Riachos, Igací e Palmeira dos Índios. De acordo com o superintende de Inclusão Produtiva da Seagri, Luciano Barros, para o primeiro bimestre de 2014 já está prevista a entrega de mais 1.100 animais.
“Por meio do programa, os produtores também recebem assistência técnica específica, orientação sobre manejo adequado e formação de banco de forragens. Sabemos a importância do conhecimento, da informação, para melhorar a produtividade e a qualidade da cadeia produtiva de ovinocaprinocultura de Alagoas. Acabamos o ano com a sensação de dever cumprido e já focados nas ações que devem ser desenvolvidas em 2014”, disse Luciano.
No programa Alagoas Mais Ovinos, os animais são entregues por meio de um contrato de empréstimo, e o produtor tem por obrigação devolver um animal por ano após um período de carência de dois anos.
“Este programa oferece um incremento na renda a mais de 1.000 famílias credenciadas. A melhor forma de fazer inclusão social é gerando emprego, gerando renda, e mostrando a estes produtores que eles não precisam sair do campo para terem uma vida mais digna. A missão do governador Teotonio Vilela, do vice Nonô, que apoia, por meio do Fecoep, diversas ações da agricultura, é dar condições para que o homem do campo permaneça com suas raízes e viva bem na sua própria comunidade”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
A presidente da Cooperativa Cafisa, que produz derivados do leite de cabra, Luciene Gadi da Costa, ressalta os benefícios com o fornecimento dos animais. “A entrega das cabras já está mudando a nossa realidade, mudando a vida de muita gente, e muitos que não acreditavam na cooperativa, hoje querem participar”, afirma.

Tags: