Cidades
Alagoas é destaque na avaliação de desempenho do Senai Nacional
Estudantes do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AL) participaram da Avaliação de Desempenho realizada pelo Departamento Nacional, nos dias 19 e 20 de novembro. A ação, pioneira no País, tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de Habilitação Técnica do Senai, aferindo as competências básicas, técnicas e de gestão necessárias ao desempenho da profissão.
“Esta é a quarta avaliação promovida pelo Senai-DN e a segunda na qual Alagoas participa. Dentre os 17 Departamentos Regionais que participaram em 2012 da Avaliação de Desempenho de Estudantes da Ocupação de Segurança do Trabalho, o Senai de Alagoas alcançou a 6ª melhor colocação nacional, o que é um excelente resultado”, disse Nívia Andrade, assessora de Educação do Senai-AL.
“Avaliar o desempenho dos estudantes é muito importante no sentido de elaborarmos estratégias visando à melhoria dos processos educacionais, tendo como referência o perfil profissional brasileiro e o itinerário formativo”, acrescentou.
Os estudantes devem estar no último semestre ou módulo dos cursos a serem avaliados (que tenham cursado, no mínimo, 80% da carga horária total do curso), excluindo a fase do estágio. Já os docentes participaram na resposta ao questionário que integra a avaliação, tendo em vista a importância para o processo de análise dos fatores de desempenho.
No ano passado, foram avaliados 28 estudantes do Curso Técnico de Segurança do Trabalho da Unidade Integrada Sesi/Senai-Ebep Carlos Guido Ferrario Lobo. Neste ano, 19 estudantes do Curso Técnico em TI (Redes de Computadores) e 26 estudantes do Curso Técnico em Logística da mesma escola fizeram os testes.
“Os alunos que participaram da avaliação tiveram as suas notas computadas instantaneamente. O resultado geral será divulgado pelo Senai Nacional em março de 2014”, explica Thiago Melo, da Assessoria de Educação do Senai-AL.
Os resultados devem subsidiar a formulação e reformulação de ações educacionais, promover a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, melhorar a atuação do docente e dar base a tomadas de decisão dos gestores em todos os níveis.
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