Artigos

A II Semana Acadêmica

07/12/2013
A II Semana Acadêmica

O magnífico reitor do Centro Universitário CESMAC, doutor João Rodrigues Sampaio Filho, instituiu A III SEMANA ACADÊMICA realizada com absoluto sucesso pela Faculdade do Sertão CESMAC no período de 27 a 30 de novembro na bucólica Palmeira dos Índios. E, portanto, cumpre-se à risca os postulados básicos de uma universidade, isto é, Ensino, Pesquisa e Extensão.
Diga-se, de passagem, discentes dos cursos de Administração, Direito, Enfermagem apresentaram trabalhos científicos, peças de teatro, oficinas, e, sobretudo, interagiram com os docentes, e, principalmente, com os convidados especiais pela diretora da Instituição, Professora Damares Teixeira Novaes.
Na programação oficial, aconteceram palestras proferidas por Consultor do SEBRAE/AL, empresário, e, principalmente, pelo ex-ministro da Integração Nacional do governo do FHC, Dr. Luciano Barbosa, ex-prefeito da próspera cidade de Arapiraca, enfocando o tema: “A Administração Pública no contexto do Desenvolvimento Socioeconômico” que, por sinal, fora aplaudido pelo Auditório daquela Unidade de Ensino Superior de excelente qualidade.
Na sua brilhante explanação, afirmou que estavam faltando técnicos para promover o Planejamento e, portanto, tocar o Brasil Futuro. Ressaltou a necessidade de se pensar não somente no presente e, sim, no novo amanhã com acertos e, sobretudo, com políticas públicas eficientes para elevar a Nação ao patamar de Primeiro Mundo.
Terminada sua bem-sucedida palestra, abriu às perguntas ao alunado que as respondeu à altura do público-alvo. Inclusive, aproveitei o momento a fim de indagá-lo: por que ao invés de pleitear à Câmara Alta do País não concorreria à sucessão estadual ? Em face de Alagoas necessitar de sangue novo na política partidária ?
Segundo ele, “ Sou integrante do PMDB da Terra de Manoel André. E, por isso, coloquei meu nome à disposição para esse cargo eletivo. Contudo, se for escalado para o governo enfrentarei os desafios prometendo não decepcionar meu eleitorado.”
Na qualidade de Professor Especialista das disciplinas Economia/Economia Brasileira no Campus de Palmeira dos Índios, participei ativamente da III SEMANA ACADÊMICA DA FACULDADE CESMAC DO SERTÃO. Inclusive fui recipendiário de Certificado da Banca Examinadora dos Artigos Científicos ( Qualidade de vida no Trabalho) pelas mãos do Coordenador do Curso de Adminsitração, mestrando Antônio Fernandes, com direito a registro fotográfico.
Dir-se-ia que o conclave acadêmico foi, sem dúvida alguma, muito proveitoso quer no tocante à inovação científica, quer no que diz respeito a agregação de valores relacionados à Extensão Universitária.
O Centro Universitário CESMAC, às vésperas de comemorar seus quarenta anos de bons serviços prestados à Educação Superior, realizou o Vestibilar ( 2014-1) com êxito na capital, bem como no “ hinteland” alagoano cumprindo sua missão de Educar, Formar, Empreender Novos Caminhos para a juventude estudiosa de Alagoas.
Aliás, esse era o sonho do inolvidável Padre Teófanes Araújo de Barros e, por conseguinte, o “ Fácil está feito, o difícil far-se-á.” Com o intuito de ajudar ao Estado a sair desse marasmo que se encontra.