Geral

Ministro Felix Fischer recebe título de personalidade do mundo jurídico

11/11/2013
Ministro Felix Fischer recebe título de personalidade do mundo jurídico

Em discurso emocionado, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, agradeceu o título de personalidade do mundo jurídico concedido pelas Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil – e a inscrição do seu nome em uma das salas da instituição paranaense. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, 08 de novembro, em Curitiba.ministro Felix Fischer
“Ser lembrado pela UniBrasil é um privilégio. Ser reverenciado com a perpetuação do nome em espaço físico dessa relevância é muito mais que um título. É a certeza do reconhecimento de valores pessoais, profissionais e familiares, os quais incorporei à vida desde que aqui cheguei, em abril de 1974”, afirmou o ministro, que nasceu na Alemanha, foi naturalizado brasileiro e esteve à frente do Ministério Público do Paraná por 23 anos.
A coordenadora do curso de Direito da UniBrasil, Marta Marília Tonin, em poucas palavras, definiu o preito como “bem mais que uma homenagem, mas sim um reconhecimento de um profissional e um cidadão que dedica a vida ao Direito”. O presidente das Faculdades Integradas do Brasil, Clèmerson Merlin Clève, destacou que o papel da instituição é o de abrir os horizontes dos acadêmicos. “Homenagens como essa, com o homenageado ainda em vida, faz com que todos sintam ainda mais impulsionados a crescer”.
O ministro e presidente do STJ, emocionado, falou que sentiu o peso da responsabilidade. “Posso considerar essa como uma das homenagens que mais me emocionou até hoje, porque sei que por aqui futuros profissionais e possíveis colegas de trabalho vão passar”. Felix Fischer se disse honrado em integrar o seleto grupo de homenageados pela UniBrasil, ao lado de destacadas e valorosas personalidades do mundo jurídico – entre eles, os ministros Cármen Lúcia e Eros Grau (aposentado), do Supremo Tribunal Federal, e os professores Marçal Justen Filho, José Afonso da Silva e Romeu Felipe Bacellar.
Ele ressaltou que a homenagem recebida na noite da última sexta-feira (8) será um momento inesquecível em sua vida. “Muito mais que o professor, o magistrado, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, quem está aqui é o ser humano, o cidadão Felix Fischer. Em nome de todos os meus familiares, sou muitíssimo grato pela homenagem”, declarou. A UniBrasil tem se destacado no cenário acadêmico por desenvolver um ensino jurídico crítico e voltado para a formação humanística dos alunos. A instituição também é reconhecida nacionalmente pelo curso de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia.

    Sobre a UniBrasil

Fundada em 2000, por professores doutores da Universidade Federal do Paraná, a UniBrasil (Faculdades Integradas do Brasil) possui mais de 7 mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além de excelência na formação, com corpo docente altamente qualificado (75% dos professores com títulos de mestre ou doutor), a UniBrasil promove o incentivo ao esporte (com a manutenção de equipes e bolsas de estudo aos atletas), à globalização (com programas de intercâmbio e bolsas internacionais), à sustentabilidade (com ações sustentáveis e adesão ao Global Compact da ONU), à cultura (com o grupo de teatro Grutun!) e à pesquisa (com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes e investimento em publicações). Com 150 mil metros quadrados, o campus das Faculdades Integradas do Brasil está localizado no bairro do Tarumã, na capital paranaense. A infraestrutura moderna oferece aos alunos estacionamento amplo, complexo esportivo com academia, quadra poliesportiva, piscina, modernos laboratórios de informática e C    línicas de Saúde (com atendimento gratuito à comunidade).