Geral

Sesau realiza Dia D de Combate à Dengue nesta segunda-feira

14/11/2013
Sesau realiza Dia D de Combate à Dengue nesta segunda-feira

O percentual de casos de dengue registrado de janeiro a novembro deste ano aponta para uma queda de 59,85% quando comparado com o mesmo período de 2012. E para que a redução permaneça, o Governo do Estado realiza nesta segunda-feira (18), na sede da Secretaria de Estado da Saúde, o Dia D de Combate à Dengue, visando alertar a população para manter-se vigilante quanto à prevenção da doença.dengue
Para isso, será distribuído material educativo que orienta como prevenir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, que é uma infecciosa febril, causada por um vírus da família Flaviridae. Também serão proferidas palestras educativas e apresentado o trabalho que os técnicos estaduais realizam em parceria com os agentes de endemias, segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
“Em 2013 registramos 32.549 casos de dengue entre os meses de janeiro a novembro, mas conseguimos reduzir este número para 13.070 no mesmo período deste ano. Uma queda que é reflexo do trabalho integrado entre o Governo do Estado e os 102 municípios alagoanos. Mas é importante continuarmos vigilantes para evitarmos a volta do aumento dos casos em Alagoas, já que o trabalho de prevenção deve ser realizado pelos gestores públicos e a sociedade civil organizada”, enfatizou o secretário.
E além do Dia D de Combate à Dengue, serão realizadas diversas ações até o final do mês de novembro. Na terça-feira (19), nos Shoppings Maceió e Pátio Maceió, além do Porto de Maceió, serão realizadas ações educativas, enfatizando informações sobre prevenção, controle, cuidados e alerta para os sinais e sintomas da doença. Na quarta-feira (20), as ações serão concentradas no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e no dia 21 as ações serão realizadas no Calçadão do Comércio de Maceió.
As atividades de conscientização continuam no dia 22, no Sesc Poço, onde será encenada uma peça teatral com alunos, enfatizando os cuidados em relação à dengue. E até o final do mês de novembro serão realizadas gincanas, limpeza de ruas e atividades de conscientização no bairro Bebedouro, segundo informa a coordenadora do Comitê Estadual de Combate à Dengue, Ana Lúcia Oliveira.

    Prevenção e Sintomas – Para evitar a doença, a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue ressalta que é fundamental eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é necessário adotar práticas básicas no dia a dia, como evitar acúmulo de lixo, manter as caixas d’água limpas e tampadas.
Com relação aos sintomas da dengue, “ao perceber febre alta, dores no corpo, no globo ocular e na cabeça, o paciente deve procurar de imediato uma unidade de saúde. No local será realizado o diagnóstico e o tratamento iniciado imediatamente”, orienta Ana Lúcia Oliveira, ao alertar que a doença é grave e pode levar à morte.

Tags: