Geral

Sesau descentraliza a distribuição de preservativos no interior do Estado

14/11/2013
Sesau descentraliza a distribuição de preservativos no interior do Estado

O projeto Saúde Sempre à Mão avança para o interior do Estado, visando facilitar o acesso da população aos preservativos. Criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o projeto tem objetivo de descentralizar a distribuição da camisinha, a partir da entrega de 500 dispensadores que irão contemplar os 102 municípios alagoanos.saudecamisinha44
A solenidade de entrega do material aconteceu nesta quinta-feira (14), durante o II Encontro Estadual de Profissionais de Saúde e de Logística: Ampliando o Acesso aos Preservativos, que aconteceu no Conselho Regional de Farmácia, em Maceió. Primeiramente implantado na capital do Estado, o projeto Saúde Sempre à Mão já trouxe resultados positivos quanto ao cuidado com a saúde dos alagoanos.
Segundo a gerente do Núcleo de Agravos Crônicos da Sesau, Mona Lisa Góis, antes da execução do projeto, 4 milhões de testes rápidos foram realizados em Alagoas. “Mas, a partir da distribuição dos dispensadores em locais de grande fluxo, esse número saltou para 7 milhões”, informou, acrescentando que a meta é chegar a 10 milhões de testes em todo o Estado, após a implantação do projeto no interior do Estado.
Ainda de acordo com a gerente da Sesau, a intenção do Estado é formar uma Rede Estadual de Distribuição de Preservativos, a partir da entrega de 500 dispensadores aos 102 municípios alagoanos. “Para trazer mais informações aos gestores municipais, além da entrega dos dispensadores, eles tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do Estado de Sergipe quanto à popularização de temas como o uso de preservativo e sua distribuição”, completou Mona Lisa Góis.
Para isso, o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids de Sergipe, Almir Santana,  abordou as experiências do Estado com o projeto Ações de Prevenção Extra-Muro. “Resolvemos descentralizar ações de prevenção para diversos locais do Estado, motivando os profissionais de saúde para que saíssem das unidades de saúde e passassem a realizar ações junto à própria comunidade”, explicou.
Como resultado do projeto, o médico sergipano identificou um aumento na procura dos preservativos e também que a comunidade passou a ficar mais envolvida com a prevenção e os profissionais de saúde ficaram mais motivados para o trabalho. “O ideal é que o assunto camisinha seja mais popularizado, principalmente com as populações mais vulneráveis”, destacou Almir Santana.

    Experiência exitosa – E o Dispensador de Camisinhas desenvolvido pela Sesau é considerado uma experiência exitosa de Alagoas em âmbito nacional. Isso porque, durante o XXIX Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, que aconteceu em julho deste ano, na capital federal, gestores de todo o Brasil enalteceram a ideia alagoana, e muitos revelaram a intenção de copiar o projeto e implantá-los em outros estados.
Uma realidade que se deve ao fato de o número de pessoas acometidas pelas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) ter crescido a cada ano, mesmo com as campanhas permanentes de conscientização, criadas e veiculadas pelo Ministério da Saúde. No entanto, por meio do Dispensador de Preservativos, o acesso é facilitado, evitando, inclusive, a gravidez indesejada, que também representa outro problema social no País, principalmente entre as adolescentes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Entre os interessados em copiar a experiência exitosa de Alagoas, estão secretários municipais e técnicos em saúde dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Paraná e Minas Gerais. Presente ao XXIX Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, a coordenadora da Atenção Básica de Palmares (PE), Algemira Paes, parabenizou a iniciativa pioneira de Alagoas e ressaltou a criatividade dos técnicos que integram o Programa Estadual de DSTs e Aids.
“Uma iniciativa extremamente importante, muito atrativa e inteligente. Sem sombra de dúvidas ela cumpre o papel de facilitar o acesso dos preservativos aos usuários do SUS. Irei entrar em contato com os técnicos de Alagoas para levar a ideia até Palmares e implantar o Dispensador de Preservativos em nossas unidades básicas de saúde”, salientou a coordenadora da Atenção Básica do município pernambucano.