Cidades

Semas combate trabalho infantil em cemitérios de Maceió

01/11/2013
Semas combate trabalho infantil em cemitérios de Maceió

Com a proximidade do Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio uma parceria com a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), realizou uma campanha de conscientização, visitando os oito cemitérios da capital, para distribuir material com orientações de combate ao trabalho de crianças nesses locais.   Ascom Semas
Nessa quinta-feira (31), a equipe de Abordagem Social da Semas conversou com os administradores e crianças que foram encontradas nos cemitérios de Nossa Senhora do Ó, Santa Luzia e Nossa Senhora Mãe do Povo. De acordo com Moacir Anselmo, administrador do Nossa Senhora do Ó, qualquer anormalidade é repassada para os órgãos competentes.
O objetivo da campanha foi conscientizar os administradores para manter crianças e adolescentes fora de qualquer ambiente que os remetam a trabalho ou tarefas em troca de remuneração. Nos dias 30 e 31 houve distribuição de material com informações contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tabelas com números dos Conselheiros Tutelares para denúncias.
Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Semas, Shirley Fragoso, o trabalho prossegue com ações dos Conselhos Tutelares. “É um trabalho que não para. Presenciamos algumas situações, mas todas elas já foram encaminhadas aos conselhos responsáveis por cada área. Continuamos atentos”, disse a coordenadora.
Qualquer pessoa que presenciar crianças em situação de trabalho infantil nos cemitérios pode fazer a denúncia pelo Disque 100. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. A denúncia também pode ser feita nos Conselhos Tutelares de Maceió.