Geral

Governo: Secretaria lança Sistema de Perícia Médica

21/11/2013
Governo: Secretaria lança Sistema de Perícia Médica

A Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), por meio da Superintendência da Perícia Médica e Saúde Ocupacional, lançará no dia 11 de dezembro, a implantação do Sistema de Perícia Médica. O novo modelo trará mais agilidade, confiabilidade e praticidade, nos serviços oferecidos pela Perícia Médica, e está dentro das ações do Programa de Valorização do Servidor Público.tecnologia_saudeonline
“Há dois anos estamos buscando junto ao Itec, soluções para viabilizar os serviços da Perícia Médica em Alagoas. O Programa de Valorização do Servidor Público, instituído no Governo do Teotônio Vilela, encaminha o setor público para a modernização da era digital. Este Sistema trará excelentes resultados para os servidores públicos estaduais”, disse a secretária Adjunta da Gestão Pública, Ricarda Calheiros.
O Sistema de Perícia Médica será implantado, inicialmente, com dois módulos. O primeiro contempla a informatização da Guia de Avaliação Pericial (Gap), que não será mais impressa, passando a ser um formulário digital, preenchido virtualmente pelos RH’s e encaminhado via sistema, para a Perícia Médica.
“Esse processo digital, além de possibilitar atualizações cadastrais do servidor, diminui a possibilidade de erros, num processo que antes era feito manualmente”, explica a superintendente da Perícia Médica e Saúde Ocupacional, Marilurdes Monteiro Barros.
No segundo módulo, o atendimento pericial terá algumas modificações, no formato do atendimento. Os médicos peritos alimentarão um prontuário eletrônico, onde constará todo o histórico médico do servidor periciando.
“Esta informatização atende o que preconiza o Conselho Federal de Medicina (Código de Ética Médica- CFM Nº 1.931/09 Capítulo X, Artigo 87) que normatiza o uso de meios digitais o preenchimento e elaboração de prontuários pelo profissional médico”, ressaltou a superintendente, Marilurdes.
O Sistema terá ainda um terceiro módulo, que está na fase de desenvolvimento no Itec. Ele contemplará as estatísticas de atendimento, provenientes de relatórios gerados pelo novo Sistema e entrará em vigor, na primeira quinzena de 2014.
O Governo de Alagoas buscou a tecnologia do Sistema de Perícia Médica, no Estado de São Paulo, onde o mesmo foi implantado, em abril de 2013 na cidade de Bauru, obtendo 90% de aprovação pelos servidores.  A partir de uma visita realizada por técnicos da Segesp e Itec (Instituto de Tecnologia de Alagoas), o sistema foi cedido para Alagoas, sem custos para o Estado.
O Itec adaptou a ferramenta e desenvolveu o Sistema de Perícia Médica que atende às necessidades dos servidores do Estado de Alagoas.