Artigos

Proficiência Acadêmica

22/11/2013
Proficiência Acadêmica

O dinâmico magnífico reitor do Centro Universitário Cesmac, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, vem prestando relevantes serviços à Educação Superior de Alagoas. Aliás, alavancou o sonho sonhado pelo inolvidável Padre Teófanes Augusto Araújo de Barros, fundador da Instituição às vésperas de comemorar quarenta anos de fundação.
Nas suas múltiplas atividades institucionais, cabe-lhe nomear diretores, assessores, e, principalmente, coordenadores de cursos responsáveis pela gestão eficiente das dezenas de graduações ministradas pelo Sistema como um todo.
Nesse sentido, acertou a nomeação do Prof. Me. Abrãao Gomes de Araújo, Coordenador do Curso de Administração/Maceió, que, sem favor nenhum, destaca-se no ranking dos congêneres na capital, bem como no “ hinterland” alagoano.
Recentemente, no período de 21 a 25 de outubro pretérito, no Campus I, Eduardo Almeida, realizou a II SEMANA ACADÊMICA com absoluto sucesso quer no número de participantes, quer na cooptação de novos paradigmas voltados à cientificidade acadêmica cesmaquiana.
Elaborou com PROFICIÊNCIA ACADÊMICA o Projeto Pedagócio do Curso de Administração/2013-2, e, portanto, recebeu a chancela do MEC a ponto de auferir Nota três ao curso sob sua profícua gestão. Diga-se, de passagem, discentes/docentes ficaram bem avaliados junto à Reitoria.
Assim sendo, cabe alencar os pontos fundamentais que inseriu no bojo do Projeto: Identificação; Apresentação; Organização Didático/Pedagógica; Marco Situacional; Marco Conceitual; Marco Operativo – Estrutura Curricular; Acompanhamento e Processo Avaliativos; Outras Atividades Acadêmicas; Referências; Anexos 1/2/3/5/6 contemplando Ementário/Bibliografia/Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado/Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso/ Regulamento das Atividades Complementares/ Regulamento Institucional Núcleo Docente Estuturante ( NDE 2012/2015) / Regulamento Institucional do Colegiado do Curso de Administração 2012/2015.
Por outro lado, traça o perfil do aluno e, portanto, tem o cuidado de tratar os discentes com a fidalguia que lhe é peculiar. É, indubitavelmente, o mestre que se preocupa com o desenvolvimento do alunado e, ao mesmo tempo, do Curso de Administração como um todo.
Assim sendo, sentencia: “ O curso de Administração possibilita capacitar o alunado para atuar em todos os tipos de organizações nas áreas profissionalizantes de Recursos Humanos, Recursos Materiais/ Patrimoniais, Markenting, Organização, Sistemas e Métodos, Administração da Produção, Sistemas de Informações, Orçamento e Finanças, Logística, Projetos e demais áreas, conforme estabelecido na Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentada pelo Decreto 61.934 de 1967, que dispõe sobre a profissão do Administrador.”
Dir-se-ia queo competente Prof.. Me. Abrãao Gomes de Araújo cumpre à risca suas relevantes funções e, ao mesmo tempo, coloca o Cesmac num patamar elogiado pelo MEC, pela direção-geral cesmaquiana e, porque não dizer, perante à comunidade científica. Merece, pois, encômios pela sua atuação à frente do curso de Administração no período de 2012 e 2013-2. Por essas e outras razões, felicito-o pela grandeza de seu caráter e profissionalismo. PARABÉNS !