terça-feira, 16 de outubro de 2018

Notícias

In:

Nova adutora vai levar água para mais oito cidades no Sertão

A água que corre pelo Canal do Sertão vai chegar agora a mais oito cidades de Alagoas. Na manhã desta segunda-feira (4), o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, assinou a ordem de serviço para implantar a nova adutora do Alto Sertão, que vai interligar o canal a municípios que hoje são abastecidos em sistema de rodízio: Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas.
assinatura  Ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, o ministro também autorizou a instalação de sete comportas ao longo dos primeiros 65 quilômetros em operação no Canal do Sertão. Os investimentos nas obras são de cerca de R$ 100 milhões.
Em entrevista à imprensa no município de Delmiro Gouveia, Francisco Teixeira ressaltou que Alagoas é um dos estados que mais recebem investimentos federais para obras de infraestrutura hídrica. “O governo federal vem investindo cerca de R$ 2,4 bilhões em obras hídricas do estado. O Canal do Sertão é a maior delas e passará a ter uma funcionalidade maior com as adutoras interligadas”, disse Teixeira.
O governador Teotonio Vilela Filho lembrou que a água no sertão alagoano já é uma realidade com o canal. “Hoje o canal já facilita o abastecimento dos carros-pipas e permite a agricultura em pequenas propriedades. A preocupação do governo agora é em levar água para a casa de quem mora na cidade e no campo\”, garantiu Vilela.

    Água no semiárido

Já o secretário Marco Fireman destacou que o governo alagoano vai levar água, por meio do canal e de novas adutoras, para um milhão de alagoanos que moram no semiárido. Além do Alto Sertão, Fireman citou outras obras como fundamentais para atingir o objetivo.
“Queremos acabar com o sistema de rodízio e garantir água continuamente nas torneiras dos alagoanos do semiárido. Já temos mais de 27 Km implantados na adutora do Agreste, vamos iniciar a adutora do Alto Sertão e em breve a da Bacia Leiteira”, enumerou o secretário da Infraestrutura.
O senador Benedito de Lira participou do evento e, à imprensa, destacou o empenho do governo de Alagoas para garantir água para o consumo humano.

    A obra

Castigado pela seca e pela falta de água para a população, o Semiárido alagoano vai receber novas grandes obras que darão fim ao sistema de abastecimento por rodízio na região. Uma delas é a interligação da adutora do Alto Sertão ao Canal do Sertão, que vai transportar água do canal para oito municípios sertanejos, por meio de 247 quilômetros de tubulações.
Os municípios atendidos pela obra são: Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas. Além da nova adutora, a obra prevê a construção de uma estação de tratamento de água, estações elevatórias e novos reservatórios.
A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir da interligação com o Canal Adutor do Sertão Alagoano.
Também participaram do evento o prefeito de Delmiro Gouveia, Luís Carlos Costa (Lula Cabeleira), os deputados estaduais Inácio Loiola, Ronaldo Medeiros e Gilvan Barros, os secretários estaduais Napoleão Casado (Meio Ambiente) e José Marinho (Agricultura), o presidente da Casal, Álvaro Menezes, e o secretário adjunto de Projetos Especiais da Seinfra, Alzir Lima.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com