Cidades

MP e Judiciário vão cobrar plano de segurança para Pilar na próxima segunda-feira

08/11/2013
MP e Judiciário vão cobrar plano de segurança para Pilar na próxima segunda-feira

Sessenta assassinatos apenas entre os meses de junho e outubro de 2013; 237 inquéritos de homicídios dos últimos seis anos, parados sem a autoria material ou intelectual; crimes de assaltos e mortes acontecendo à luz do dia e em praça pública; mãe e filha baleadas dentro de um táxi e ainda não há suspeitos para a tragédia; policiamento ostensivo deficiente. O relato choca e parece que essa realidade talvez não seja a de uma cidade de Alagoas. Mas, esse cenário revela a situação vivida pelos moradores do município de Pilar. Preocupados com o alto de violência que domina a cidade, o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário resolveram se unir para cobrar do Estado um plano de segurança que possa proteger os pilarenses.

Promotor de Justiça Jorge Dórea

Promotor de Justiça Jorge Dórea

A reunião está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (11), a partir das 09h, no fórum da cidade. Ela foi convocada pelo promotor de Justiça Jorge Dórea e pelo juiz Sandro Augusto Santos, autoridades do MPE/AL e da Justiça responsáveis pela comarca de Pilar. Do encontro deverão participar o comando geral da Polícia Militar e a delegacia-geral da Polícia Civil.
“Num encontro anterior, que ocorreu no mês de julho, na sede do Ministério Público Estadual, envolvendo o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, eu, o magistrado daquele município e representantes dos órgãos ligados à Secretaria de Defesa Social, uma série de compromissos foram firmados pelas polícias, entretanto, nada foi feito até agora. Em setembro, enviamos ofícios ao comandante da PM e ao delegado Paulo Cerqueira, pedindo o aumento de efetivo e agilidade na conclusão dos inquéritos. Nunca tivemos quaisquer respostas. Então, resolvemos marcar essa nova reunião para cobrar, novamente, providências. Pilar vive quase um estado de guerra e nós não podemos ser omissos e assistir a isso tudo de braços cruzados”, declarou o promotor de Justiça Jorge Dórea.
Segundo ele, ofícios também foram enviados ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), à Polícia Federal e à Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Nós pedimos para que a Força Nacional e a Polícia Federal também atuem no Pilar. Estamos precisando de mais policiamento nas ruas, de perícia técnica disponível e de novos agentes para a Polícia Civil. E queremos também que a Delegacia de Homicídios de Maceió passe a investigar os assassinatos que ocorrem aqui. Os crimes precisam ser esclarecidos com urgência para evitar que as provas desapareçam”, explicou o promotor.

    Força-tarefa

O promotor Jorge Dórea e o juiz Sandro Augusto Santos também vão fazer um pedido às autoridades que participarem da reunião da próxima segunda-feira: uma força-tarefa para combater a violência em Pilar. “É preciso que aja a união de forças. Policiais militares nas ruas, agentes da Civil trabalhando na elucidação dos crimes, Ministério Público oferecendo as denúncias, quando assim ficarem provadas as autorias delitivas e a Justiça dando celeridade aos julgamentos. É esse tipo de força-tarefa que precisamos que seja estabelecido com urgência”, detalhou o magistrado.
MPE/AL e Judiciário também querem a instalação de uma base comunitária no município. “Já ficou comprovado que a base comunitária aproxima a polícia do cidadão comum. Se esse projeto dá certo, por que, então, não levá-lo ao Pilar? Estamos precisando da presença das polícias na cidade. A população anda amedrontada e temos que levar paz à ela”, argumentou Jorge Dórea.