Cidades

Maceió: Secretário acompanha abastecimento de medicamentos

05/11/2013
Maceió: Secretário acompanha abastecimento de medicamentos

O Secretário Municipal de Saúde, Jaelson Gomes, visitou na manhã desta segunda-feira (4) a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), localizada no Barro Duro. Na ocasião, Jaelson Gomes, conversou com a imprensa sobre o abastecimento das unidades de saúde de Maceió com os medicamentos essenciais adquiridos por meio de decreto emergencial.
Jaelson Gomes - Sec de Saúde De acordo com o Secretário, as 70 unidades de saúde do município serão abastecidas com os remédios considerados prioritários, prescritos para pacientes com hipertensão, diabetes e epilepsia. “Até o fim dessa semana estaremos abastecendo todas as unidades de Maceió com os medicamentos essenciais. Na próxima semana chegarão os correlatos (seringas, gaze e outros materiais), em número suficiente para atender a toda a demanda”, garante o Secretário.
O estoque que chegou à Central de Abastecimento Farmacêutico é emergencial e servirá para abastecer de forma imediata a todos os postos de saúde de Maceió. Segundo o Secretário, esse é o primeiro passo para reverter a situação que os postos se encontravam, pois a intenção da gestão é manter os estoques sempre a níveis satisfatórios, de modo que não falte medicamento à população. Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões de recursos municipais na aquisição de remédios.
As seguintes unidades de saúde já receberam medicamentos essa semana: PAM Salgadinho, PAM Bebedouro, Osvaldo Bulhões (Poço), Djalma Loureiro (Clima Bom), Roland Simon (Ponta Grossa), IB Gatto (Tabuleiro e João Paulo II (Jacintinho).

Decreto

O decreto de emergência, que tem como função eliminar a burocracia nos trâmites das licitações, além de resolver o problema dos medicamentos, também contempla reformas estruturais nas unidades de saúde.