Cidades

Maceió: Programa para diagnóstico de casos de violência tem início

11/11/2013
Maceió: Programa para diagnóstico de casos de violência tem início
assistente social Rozeli Costa

A assistente social Rozeli Costa

O Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção à Cultura de Paz ligado à Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início a um programa inovador, que tem como objetivo identificar e ajudar na solução dos casos de violência recebidos diariamente nas unidades de saúde. Para executar o programa “Visibilidade da Violência na Saúde” o Núcleo usa como padrão a consulta cotidiana às informações de três sites de notícias local.
O Núcleo deve publicar mensalmente esses resultados, incentivando os serviços de saúde a realizarem a notificação compulsória de violência doméstica, sexual e outros tipos de violências, possibilitando assim, fazer os encaminhamentos para a rede de proteção e prevenção da rede municipal de Saúde.
A equipe do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção à Cultura de Paz, liderado pela assistente social Rozeli Costa, elaborou um questionário padrão de busca ativa de casos de violência e distribuiu com todos os profissionais das unidades de saúde da rede municipal de saúde da capital alagoana. No documento – que cada unidade de saúde deve entregar preenchido no final de cada semana, elencando as respostas diárias – são perguntados a data do atendimento dos casos de violência, horário do atendimento, tipo de violência que a vítima sofreu, local da ocorrência, local da residência da vítima, autor da agressão, serviço de saúde do atendimento, serviço de saúde do local da residência do paciente agredido, notificação dos casos, providências (que os profissionais adotaram) e resultado (até o atendimento oferecido na unidade).

    Treinamento

Nos dias 28 e 29 de novembro, a equipe do Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção à Cultura realizará uma capacitação para implementar a ficha de notificação compulsória de violência doméstica e sexual. O público alvo são os profissionais de saúde lotados nas unidades de Maceió e acontecerá no auditório da Escola Municipal de Governo (no mesmo prédio onde funciona a Procuradoria Geral do Município), na Rua Pedro Monteiro, no bairro do Centro.
“Acreditamos que teremos resultados concretos até o final do ano, já que iniciamos o programa tão recentemente e ainda precisamos oferecer essa capitação aos profissionais da saúde lotados nos postos e unidades. Creio que esse programa será de suma importância para melhorar a qualidade da saúde pública e vai ajudar também ao setor de segurança pública”, afirmou Rozali.