Brasil

Instituição Amigos do Bem lança livro sobre seu trabalho de 20 anos no sertão nordestino

09/11/2013
Instituição Amigos do Bem lança livro sobre seu trabalho de 20 anos no sertão nordestino

A organização não governamental Amigos de Bem comemora 20 anos de existência com o lançamento do livro “Sertão – A caminho da Transformação”, com fotos do renomado fotógrafo Chico Audi.  O evento será realizado em 26 de novembro, às 18h, na livraria Martins Fontes, situada à Avenida Paulista, 509, em São Paulo-SP.
amigosdobem  A obra relata a trajetória da ONG, que tem como missão erradicar a fome e a miséria do sertão nordestino, transformando a vida do sertanejo.  Além de demonstrar as lutas e conquistas realizadas ao longo destes anos, o objetivo é converter a verba arrecadada com a venda do livro para os projetos implantados nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Para ilustrar as narrativas, o livro conta com textos de profissionais de empresas de diferentes segmentos do mercado, assim como celebridades engajadas na causa da instituição, como a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó; o editor da revista TRIP, Paulo Lima; o presidente da Natura, Guilherme Leal; e a jornalista Beatriz Castro, entre outros. A obra traz ainda fotos de Chico Audi, renomado fotógrafo brasileiro e reconhecido internacionalmente. A impressão do livro é da gráfica Leograf e a distribuição para todas as livrarias do território nacional será realizada pela editora B4.

    História

O livro retrata a vida do nordestino e a história dos Amigos do Bem que começa em 1993, quando um grupo de amigos, liderados por Alcione de Albanesi, fez a primeira viagem para o sertão a fim de levar alimentos, roupas e brinquedos a uma determinada comunidade. Porém, o cenário de fome e miséria encontrado por toda parte fez com que o grupo firmasse um compromisso maior com o bem. Baseados em estudos, os integrantes identificaram os locais mais necessitados, cadastraram as famílias e coletaram informações para desenvolverem projetos de acordo com as carências e potencialidades de cada povoado. Essa ação deu início ao conceito “Transformando Vidas”.
“Desenvolvemos projetos autossustentáveis e educacionais para transformar a vida de milhares de pessoas, que, ainda hoje, passam fome, sede e vivem em absoluta miséria. Não buscamos  apenas ser eficientes, mas deixar a nossa marca de amor e o exercício constante de fazer mais e melhor. Precisamos deixar a nossa contribuição para o país que nos recebeu. Transformar não é fácil, mas é possível”, enfatiza a presidente da ONG, Alcione de Albanesi.

    Projetos

Um dos principais projetos dos Amigos do Bem foi a construção das vilas agrícolas, nas quais famílias que antes moravam em casas de taipa passaram a residir. Hoje, são quatro vilas: duas em Pernambuco (Catimbau e Inaiá), uma no Ceará (Agrovila) e uma em Alagoas (Torrões). Elas são construídas com casas de alvenaria e infraestrutura das escolas, padaria, farmácia, consultórios e centros educacionais. Os moradores têm atendimento médico, oftalmológico e odontológico dentro dos vilarejos.
Para a geração de renda, o povoado trabalha no cultivo do caju. São 130 mil pés plantados em 680 hectares de terra, localizadas nos estados de Pernambuco e Ceará. No campo, atuam centenas de trabalhadores que recebem capacitação e acompanhamento regulares de profissionais da EMBRAPA para garantir o cultivo adequado do caju. A produção ainda conta com a fábrica de beneficiamento, construída em 2011 com a finalidade de aprimorar o manuseio da castanha e garantir a qualidade dos produtos embalados.
O trabalho realizado pelas mulheres das vilas agrícolas é na fábrica de doces, na qual são produzidos o doce de leite e de caju, a cocada, o mel e a pimenta. E, no artesanato, é aproveitada a matéria-prima local e seguindo a aptidão da comunidade. Voluntários e profissionais do segmento capacitam e acompanham todo o processo de produção de peças em palha, babaçu, bordados, entre outros.

    Voluntariado – arrecadação e distribuição

Os Amigos do Bem contam com mais de 5.000 voluntários, que trabalham nos processos de captação de recursos e em tarefas como arrecadar, organizar e montar cestas básicas. Todos os meses são necessárias 180 toneladas de alimentos para atender 9.600 famílias cadastradas, um total de 60 mil pessoas que ainda não estão alojadas nas vilas agrícolas. Os alimentos arrecadados são entregues pelos voluntários que viajam com recursos próprios para o sertão. Ainda, com função educativa, as famílias cadastradas participam de palestras e recebem acompanhamento, já que a missão da ONG é promover a transformação.
No livro Amigos do Bem, a história será relatada com o objetivo de levar o leitor a vivenciar a experiência do sertanejo diante de suas dificuldades e as transformações promovidas através de projetos que promovem a inclusão social e o desenvolvimento.