Cidades

Hospital do Sertão ganha centro de diagnóstico e tomógrafo

13/11/2013
Hospital do Sertão ganha centro de diagnóstico e tomógrafo

Mais um grande passo, mais um novo serviço. O governador Teotonio Vilela Filho e o prefeito, Mário Silva e o senador João Tenório inauguraram, na terça-feira (12), o novo centro de diagnóstico do Hospital Clodolfo Rodrigues, localizado em Santana do Ipanema. Na ocasião eles inauguraram o tomógrafo de última geração (16 canais), com capacidade de realizar, totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 500 exames por mês.
Santana do Ipanema inauguracao do tomografo3  O equipamento, que teve um custo de R$ 1,1 milhão, foi adquirido numa parceria com o Governo Federal, com contrapartida do tesouro estadual a partir de uma emenda parlamentar do então senador, João Tenório. O novo serviço vai beneficiar 21 cidades sertanejas, ou seja 400 mil habitantes, e já iniciou o funcionamento, com a realização do primeiro exame. A jovem Juliete Santos, que esperou três meses para fazer sua tomografia, foi a primeira paciente atendida e já saiu com o resultado do exame em mãos.
Ele lembrou os esforços do Estado para abrir o Hospital do Sertão. “Esse hospital foi entregue sem equipamentos e por isso ficou fechado por seis anos. Quando assumi o Governo, o então secretário de Saúde, Herbert Motta, me procurou para que pudéssemos abrir as portas para a população. Conseguimos isso e hoje ele é referência”, expôs.
Além da entrega do equipamento, a solenidade contou ainda com uma homenagem a diversas autoridades. Teotonio Vilela Filho foi um dos agraciados pelo apoio e parceria mantidos com a unidade hospitalar, assim como o ex-senador João Tenório, que dá nome ao novo Centro de Diagnóstico do Clodolfo Rodrigues.
Também receberam o tributo os secretários de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, e Executivo do Governador, Herbert Motta; o prefeito de Santana do Ipanema, Mário Silva; a secretária municipal de Saúde, Petrúcia Matos; e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), representado pela presidente, Normanda Santiago.
O prefeito destacou a alegria pelo momento, em especial com a inauguração do novo serviço. “Só tenho a agradecer o trabalho de todos que estão aqui hoje. É um orgulho ter esse tomógrafo e esse centro de diagnóstico em Santana do Ipanema, atendendo também a toda a região. Queremos melhorar ainda mais os serviços e é isso que o centro vai fazer”, afirmou Mário Silva.Santana do Ipanema inauguracao do tomografo1
O diretor geral do Hospital Clodolfo Rodrigues, Marco Calderon, destacou que o equipamento diminuirá os custos para os gestores municipais, que terão um serviço mais próximo de seu município. “Com a tomografia computadorizada instalada nesta região, os pacientes contarão com o conforto do serviço perto de casa, sem precisar serem encaminhados para outros locais”.
Também participaram da solenidade o diretor técnico do hospital, André Seabra, prefeitos de diversos municípios da região e vereadores.