Geral

Governo lança novo sistema de emissão de RG nesta segunda-feira

10/11/2013
Governo lança novo sistema de emissão de RG nesta segunda-feira
Teotonio inaugura novo  sistema de identificação

Teotonio inaugura novo sistema de identificação

O Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, vai lançar oficialmente nesta segunda-feira (11), o novo sistema operacional responsável pela emissão das carteiras de identidades em Alagoas. O ato será às 10h00, durante inauguração da reforma e ampliação da sede matriz do Instituto de Identificação que fica na Rua Cincinato Pinto no centro da Capital.
O novo sistema foi adquirido através de licitação realizado pela Secretaria de Estado da Defesa Social é considerado na atualidade o que existe de mais moderno na área de tecnologia em identificação digital. O consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas Montreal e Thomas Greg, está sendo responsável pela prestação de serviços, implantação, operacionalização e manutenção da central de emissão de documentos civil.
Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Maria Madalena, o contrato realizado entre o consórcio e o Governo do Estado ainda engloba o fornecimento de equipamentos para captura de imagens, fotos, assinaturas e impressões digitais da identificação do requerente do documento. O sistema também possui tecnologia de comparação biométrica automática e será utilizado tanto para identificação civil como criminal.
“Durante o período em que a sede ficou fechada para as obras, técnicos das empresas instalaram o novo sistema e o testaram com sucesso. Além da matriz, todos os postos de Alagoas, também serão beneficiados com a substituição de seu maquinário por novos equipamentos, mais adequados para suportar o novo sistema.”, afirmou a diretora.
Uma das principais reivindicações da população alagoana, o prazo de entrega da carteira de identidade, também será atendido com o novo sistema. Quando estiver em pleno funcionamento, todo o processo, desde solicitação em um dos postos, até a emissão e entrega do RG será reduzido de 20 dias para até 24 horas, dependendo da demanda de solicitações.