Cidades

Em Alagoas, só a UPA de Palmeira dos Índios ainda não foi inaugurada

18/11/2013
Em Alagoas, só a UPA de Palmeira dos Índios ainda não foi inaugurada
UPA em Palmeira dos Índios, pronta há dois anos, mas sem funcionar

UPA em Palmeira dos Índios, pronta há dois anos, mas sem funcionar

O governo do estado aproveitou o feriado do dia 15, em homenagem a Proclamação da República e inaugurou juntamente com o prefeito de Marechal Deodoro a Unidade Pronto Atendimento (UPA) que fica localizada na Praia do Francês.
A UPA de Marechal Deodoro era a penúltima unidade deste tipo que havia sido construída e não tinha sido inaugurada. A outra fica localizada em Palmeira dos Índios.
As Unidades de Pronto Atendimento são construídas com recursos federais e seu funcionamento se dá com parceria do estado e municípios que abrigam esses equipamentos de saúde.
No caso de Palmeira dos Índios, a justiça local concedeu um prazo de 60 dias, expirado há mais de 2 meses para que a unidade local entrasse em funcionamento.
A UPA de Palmeira dos Índios é do tipo 2 (dois), com capacidade para atender uma população de até 300 mil pessoas, incluindo Palmeira dos Índios e mais 8 cidades. Deverá, quando funcionando, ter diariamente, 24 horas por dia, um quadro de 2 clínicos gerais, 1 Pediatra e 1 ortopedista, entre enfermeiros e técnicos
Em que pese terem sido realizadas algumas licitações pelo Município de Palmeira dos Índios para a aquisição de equipamentos e utensílios que incrementem o atendimento da UPA, localizada no bairro de Vila Maria, ainda não se tem previsão de quando a mesma será aberta ao público.
Em junho passado a prefeitura anunciou que tinha sido disponibilizado poltronas reclináveis para medicação e inalação, camas hospitalares, eletrocardiógrafos, monitores cardíacos, banquetas giratórias e cadeiras de rodas.