Cidades

Criador tem até sábado para vacinar rebanho contra aftosa

26/11/2013
Criador tem até sábado para vacinar rebanho contra aftosa

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) alerta aos criadores de bovinos e bubalinos que será encerrada no próximo sábado (30) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas.vacinacaoaftosa
“O prazo para o criador vacinar os animais não será prorrogado. A Adeal tem como meta vacinar 100% do rebanho formado por 1,2 milhão de animais. O criador tem até o dia 15 de dezembro para fazer a declaração nos escritórios da Adeal e atualizar os dados cadastrais”, declarou o diretor-técnico da agência de defesa alagoana, Ironaldo Monteiro.
O criador que não vacinar e declarar fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impossibilitado de comercializar e circular com os animais, além de também estar sujeito a multas, penalidades e a fazer a vacinação obrigatória sob supervisão oficial.
Segundo dados repassados pela Central de Selagem de Vacinas, foram repassados para as lojas credenciadas de Alagoas mais de 1,4 milhão de doses de vacina antiaftosa.
Dividida em duas fases, a primeira etapa da campanha de vacinação foi realizada em julho passado, imunizando 96% do rebanho alagoano.
“A Adeal acredita que os criadores continuarão fazendo sua parte como em etapas anteriores e assegurando a porteira fechada para a febre aftosa. A conquista da nova classificação é resultado do esforço conjunto do Mapa, Governo do Estado, Seagri, Adeal e principalmente do criador alagoano”, afirmou Ironaldo Monteiro. “Manter Alagoas na zona livre da febre aftosa com vacinação abre novas perspectivas econômicas para o setor agropecuário alagoano”.