Cidades

Chuvas devem diminuir a partir dessa segunda-feira

04/11/2013
Chuvas devem diminuir a partir dessa segunda-feira

As chuvas que caíram no estado nesse domingo (03) assustaram os alagoanos. De acordo com Vinícius Pinho, meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, um vórtice cilônico de altos níveis, somado ao alto nível de umidade na região amazônica e uma frente fria que começava a se dissipar no sul do país proporcionou as chuvas inesperadas para a época.
satelite2  Foram registrados 30mm em Maceió, enquanto municípios como São Miguel dos Campos e Messias chegaram a 64mm e 88mm respectivamente. Ocorrências como chuva de granizo foram relatados pela população de Pindoba. Vinícius Pinho explica que esse tipo de fenômeno é causado por uma nuvem de desenvolvimento vertical, cujo topo tem temperaturas muito baixas e atingem altos níveis na atmosfera. “Uma análise das imagens de satélite nos mostrou a ocorrência desse tipo de nebulosidade na região relatada”, afirmou, ressaltando que não há como prever esse tipo de fenômeno por ser uma nuvem que se desenvolve e se dissipa muito rapidamente.
A Sala de Alerta informou ainda que não houve aumento significativo no nível dos rios, e que as chuvas devem diminuir a partir da madrugada dessa segunda-feira (04). A terça (05) tem possibilidades de chuva no Litoral, Sertão e Zona da Mata, e o restante do estado deve permanecer parcialmente nublado.