Cidades

Aluna da rede estadual receberá prêmio em Brasília

05/11/2013
Aluna da rede estadual receberá prêmio em Brasília

Com o tema “O dono da voz”, a redação da aluna Layanne Almeida Cezário, 17 anos, do 4º ano do ensino médio normal da Escola Estadual Monsenhor Machado, em Viçosa, ficou em primeiro lugar na etapa estadual do Concurso de Redação do Senado Federal. A representante de Alagoas estará viajando a Brasília no próximo dia 18 para a solenidade de entrega dos prêmios.

Layane Almeida viaja a Brasília no dia 18 para receber o prêmio

Layane Almeida viaja a Brasília no dia 18 para receber o prêmio

Este ano, o concurso teve como tema \”Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação\” e teve a participação de alunos da rede pública de ensino de todo o País. Dados da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE) revelam que foram produzidas 12.760 redações em Alagoas, com participação de 70% das escolas. Em 2012, a campeã brasileira foi estudante Layane Marinho, da cidade de Junqueiro.
A SEE recebeu 124 redações, cada uma representando uma escola da rede pública alagoana, para a segunda etapa de seleção do Programa Senado Jovem Brasileiro 2013 (Jovem Senador), que proporciona aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo do Brasil.
A inspiração da aluna Layanne Almeida, como ela confessa, foram as manifestações realizadas em todo o País, quando milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar contra o aumento das passagens. “Acompanhei pela imprensa todas as manifestações, achei um fato legítimo e decidi produzir minha redação sobre o tema”, afirma.
Layanne reconhece ainda que o incentivo da direção da escola, da coordenação e do comprometimento da professora de Língua Portuguesa foram decisivos para a sua conquista. “O planejamento pedagógico desenvolvido na escola e as atividades aplicadas em sala de aula seguramente me preparam para a produção de um bom texto”, destaca a aluna. Segundo ela, toda essa preparação serviu ainda para as provas do Enem.
“Em minha redação eu quis mostrar para a comunidade a importância dos direitos individuais e coletivos e que o uso da voz deve ser exercido de forma sistemática e não apenas no período de campanha eleitoral”, afirmou Layanne. “Devemos exercer a cidadania em sua plenitude e foi isso que me expressei no tema da redação”.
Para Juliana Tavares, professora de Língua Portuguesa, apesar de ser uma aluna tímida, em sala de aula Layanne é participativa, dedicada, responsável, comprometida e com um futuro promissor. “Não foi surpresa pra mim, já que sua redação foi bem argumentativa e dissertativa e não fugiu do tema proposto no concurso”, reconhece.
Iolanda Tenório, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Monsenhor Machado, destaca que a conquista da aluna Layanne é o reconhecimento de um trabalho coletivo desenvolvido na escola e o bom aproveitamento dos estudantes nos conteúdos aplicados em sala de aula. “O prêmio conquistado por nossa aluna vai estimular ainda mais outros alunos a participarem de outros concursos”.