Geral

Alagoas comemora Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher

26/11/2013
Alagoas comemora Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher

Nesta segunda-feira (25), Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos celebra a data com um ato público de mobilização coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher no calçadão do Centro de Maceió.25denov
“É sempre importante estarmos junto à sociedade informando e divulgando a Lei Maria da Penha para conscientizar homens e mulheres de que existe uma norma que protege a mulher nas mais variadas forma de violência. Além disso, aproveitamos a oportunidade para lembrar a população todos os mecanismos de enfrentamento a violência contra a mulher oferecidos pelo governo de Alagoas”, explicou Solange Viégas, superintendente de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher.
Durante a atividade, que faz parte do cronograma de Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, foram distribuídos materiais educativos e informativos sobre a Lei Maria da Penha. A partir da articulação da Superintendência Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, ações semelhantes foram realizadas em diversos municípios do estado de Alagoas – são palestras, mutirões, panfletagem e distribuição de material sobre a Lei Maria da Penha.
Para a aposentada Maria de Fátima é importante divulgar a lei. “Gosto de ver. As mulheres precisam saber que existe uma lei para nos defender. E também, os homens ficam mais atentos, pensativos, conscientes até de que a violência não segue impune. Acho que isso encoraja mulheres violentadas a denunciar e sair dessa situação”, disse a aposentada.
A definição desse dia específico para celebrar a não violência contra a mulher foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1999. A data homenageia Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal – as três irmãs ativistas políticas latino-americanas mortas pela ditadura de Leonidas Trujillo, em 1961, na República Dominicana.