Brasil

Alagoas tem terceira maior redução do déficit habitacional do NE

26/11/2013
Alagoas tem terceira maior redução do déficit habitacional do NE

O planejamento e as ações do Governo de Alagoas no setor habitacional alcançaram mais uma marca histórica. O estado teve a 3ª maior redução do déficit no setor no Nordeste, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (25). A redução no estado foi de 17,4% nos últimos cinco anos, atrás apenas da Bahia (18,7%) e do Piauí (27,8%).130503
Os números de Alagoas são destaque ainda em outros itens. A redução da coabitação familiar no estado foi de 36%, acima da redução nacional de 30%. Já a redução do adensamento excessivo em domicílios locados, que ficou estável no país, caiu 30% em Alagoas.
Esta não é a primeira vez que Alagoas se destaca no setor habitacional brasileiro. Desde 2010, o estado se mantém entre os primeiros do país no ranking de contratações pelo Minha Casa, Minha Vida. A qualidade das habitações entregues à população também já foi reconhecida e premiada em 2012 pelo Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

    50 mil casas

As conquistas são fruto de planejamento e investimentos conjuntos no setor habitacional, como avalia o secretário de Estado da Infraestrutura de Alagoas, Marco Fireman.
O secretário destaca que 50 mil novas casas foram contratadas pelo governo nos últimos sete anos, o que representa o dobro do registrado em toda a história do estado. Destas, cerca de 30 mil já foram entregues.
“Acredito que o mérito de Alagoas foi não ter se curvado diante de um déficit histórico e ter trabalhado duro para combatê-lo. Neste processo, tanto o governo federal quanto as prefeituras municipais têm sido parceiros essenciais na execução de programas habitacionais”, avalia Fireman.
Apesar de comemorar as conquistas, o secretário ressalta que o déficit ainda está longe de ser eliminado. “Esta é uma curva histórica que estamos apenas começando a reverter. Já temos mais 20 mil casas em andamento, mas o trabalho precisa ser contínuo, inclusive para manter a qualidade das moradias para a população”, diz Marco Fireman.

 Moradias com qualidade

Mas a preocupação do governo estadual não se limita ao número de novas casas construídas em Alagoas. A qualidade das moradias e o acompanhamento das famílias beneficiárias são fatores igualmente fundamentais no combate ao déficit habitacional.
É o que explica a superintendente de Política Habitacional da Seinfra/AL, Marisa Torres Perez. “Todos os novos conjuntos estão sendo entregues com infraestrutura completa, inclusive com áreas de lazer e espaços para escolas e postos de saúde. Muitas das famílias atendidas pelos nossos programas saíram de barracos para morar pela primeira vez em uma casa e hoje têm direito a moradias dignas”, aponta Marisa.
Por meio da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais, a Seinfra também garante o acompanhamento das famílias beneficiárias, promovendo meios para geração de trabalho e renda, além de educação sanitária e ambiental e consciência comunitária.