Cidades

Torneio leiteiro incentiva agricultores de Olho D’Água das Flores

18/10/2013

Mais um torneio leiteiro da agricultura familiar movimenta a Bacia Leiteira neste fim de semana: é o 6º Torneio da Comunidade Samambaia, zona rural de Olho D’Água das Flores, que ocorre nesta sexta (18) e sábado (19). Participam da competição 18 animais mestiços da raça girolando, sendo 15 vacas e três novilhas, que melhor representam a genética da comunidade e também do povoado vizinho, Toco da Aroeira.

Competição vai revelar qual a vaca que mais produz leite

Competição vai revelar qual a vaca que mais produz leite

Por isso, a competição serve de vitrine para os criadores que, além de expor os animais que mais produzem leite e ganhar prêmios, podem fechar negócios ao final do evento. “Ao mesmo tempo, esse torneio estimula os agricultores da região, que investem em genética, participam de cursos, realizam o manejo dos animais da forma mais adequada e cuidam da qualidade do leite”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
“Visando profissionalizar ainda mais a atividade, levamos até eles as ações do Programa Alagoas Mais Leite. Fizemos o repasse de 20 máquinas forrageiras, 20 kits de ordenha manual higiênica, kit de inseminação artificial com 200 doses de sêmen de touros de alto valor genético e assistência técnica nos moldes do Balde Cheio”, emendou o gestor da Seagri.
“Em todas essas atividades de apoio às famílias do campo, contamos com apoio incondicional do governador Teotonio Vilela e do vice-governador José Thomaz Nonô, que coordena o Fecoep, fundo por meio do qual garantimos recursos para alguns programas de inclusão produtiva”, narrou Marinho.
Segundo o criador e organizador do evento, Antônio Gérson, da comunidade Samambaia, durante os dois dias os animais participam de quatro ordenhas. No torneio de 2012, a vaca campeã produziu ao todo mais de 80 quilos de leite.
Ele informou também que, devido às ações do Programa Alagoas Mais Leite, cerca de 10 bezerros e bezerras já nasceram na comunidade por meio de inseminação artificial. Criadores locais também foram capacitados para realizar o procedimento, num curso promovido pela Seagri no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.
Realizado pela Associação dos Produtores de Leite da Samambaia, o 6º Torneio Leiteiro tem o apoio da Seagri, da Prefeitura de Olho D’Água das Flores, da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz), da Plantel Agropecuária e da Rações Nordeste.