Cidades

Técnicos discutem implantação do Centro Regional de Especialidades

18/10/2013

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estiveram em Arapiraca, onde discutiram, na quinta-feira (17), a implantação de um Centro Regional de Especialidades, que deverá beneficiar a população do Agreste e dos municípios que fazem parte da 7ª Região de Saúde.Carla Cleto
Durante a visita, os representantes das secretarias estaduais reuniram-se com o secretário municipal de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa. Na ocasião, foi apresentado o projeto da unidade, assim como o cronograma de trabalho, que vai desde a cessão do terreno até a finalização da obra.
A construção do Centro Regional de Especialidades em Arapiraca faz parte do Programa Alagoas tem Pressa, que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população em diversos aspectos, inclusive proporcionando ferramentas de Saúde mais eficientes. Entre os objetivos do Centro Regional de Especialidades estão: a melhoria do acesso aos atendimentos de média e alta complexidade ambulatorial; fortalecimento da rede de atendimento à saúde com serviços de referência e estruturação da atenção integral à saúde da pessoa com doença crônica.
Em Arapiraca, o Centro Regional de Especialidades disponibilizará 25 especialidades médicas, além de atividades afins como nutrição, psicologia, fonoaudiologia e assistência social. Paralelamente funcionará o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, e uma Central de Exames Específicos como mamografias, ultrassonografias, endoscopia, colonoscopia, assim como a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos.
Os técnicos da Sesau fizeram ainda uma visita de inspeção ao terreno doado pela Prefeitura para a construção do Centro. O terreno possui aproximadamente dois mil metros quadrados e fica localizado no bairro Baixa Grande.
A Prefeitura deverá fazer a cessão da área até o próximo dia 30 de outubro. Além da doação do terreno, o município ficará com a responsabilidade de disponibilizar recursos humanos e administrar a unidade. Já o Governo do Estado ficará com a contrapartida de financiar a construção e equipar a unidade.
Participaram do encontro: Rejane Calheiros, diretora da Atenção Especializada de Programas Estratégicos da Sesau; Claudia Maia Nobre, arquiteta, Simone Maria de Lima Duarte, assessora técnica, e Isadora Falcão, monitora do Programa Alagoas tem Pressa, da Seplande.
O Programa Alagoas tem Pressa foi implementado no ano de 2011 e é coordenado pela Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). O projeto nasceu com a missão de erradicar a pobreza extrema e tornar Alagoas um lugar melhor para se investir, trabalhar e viver.