Geral

Sesau promove Oficina de Atualização para Coordenadores Municipais do PSE

07/10/2013

O desafio de dialogar com a diversidade de crianças e adolescentes no ambiente escolar é tema da Oficina de Atualização do Programa Saúde na Escola (PSE), que reuniu coordenadores municipais da Saúde e Educação, visando contribuir para a formação integral dos estudantes. A iniciativa aconteceu nesta segunda-feira (7), no auditório do Hotel Ritz Plaza Mar, na Ponta Verde.oficina
Ações de promoção da qualidade de vida, proteção à saúde, prevenção de doenças e agravos, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, foram alguns dos assuntos abordados pela facilitadora Rosa Augusta Melo. Segundo ela, a oficina é uma oportunidade de instrumentalizar os profissionais a partir do conteúdo e pensar novas propostas, além da continuidade das ações.
De acordo com a gerente de Agravos de Transmissão Respiratória e Sexual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Ednalva Araújo, é evidente a necessidade de integração das ações de Saúde e Educação. “Apenas tratar doenças não é mais o suficiente. O grande desafio da gestão é evitar que as pessoas adoeçam. Para alcançar essa meta, é fundamental as ações de promoção, que relacionam também a educação, o trabalho e o lazer”, esclareceu.

   Cronograma – Participaram da oficina profissionais dos municípios de São Brás, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Passo do Camaragibe, São Sebastião, Olho d’Água das Flores, Poço das Trincheiras, Palestina, Pindoba, Santa Luzia do Norte, Cacimbinhas, Messias, Quebrangulo, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Minador do Negrão e Junqueiro.
Na quinta-feira (10), a oficina será destinada aos coordenadores municipais da Barra de São Miguel, Boca da Mata, Matriz do Camaragibe, Pilar, Coqueiro Seco, Olivença, Jacuípe, Jundiá, Joaquim Gomes, Jaramataia, Jequiá da Praia, Campo Alegre, Batalha, Mar Vermelho, Craíbas, Girau do Ponciano, Maravilha e União dos Palmares.

    PSE – O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é fundamental para o Programa Saúde na Escola, que promove o desenvolvimento pleno dos estudantes, aproveitando o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção, prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.