Geral

Saúde promove oficina sobre alimentação saudável para prevenção do câncer

12/10/2013

Estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, além da hereditariedade, do uso de álcool e fumo, da exposição excessiva ao sol e do stress, a alimentação é um dos principais fatores de risco para o surgimento do câncer.alimentacao_saudavel
Para orientar a população sobre hábitos saudáveis de alimentação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover na quarta-feira (16), das 8h às 17h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, uma Oficina sobre Práticas Saudáveis de Alimentação para Prevenção do Câncer.
A iniciativa, que prossegue até sexta-feira (18), será destinada aos técnicos da Atenção Básica que atuam nos municípios Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Viçosa, Maceió, Coruripe, Maragogi, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Santana do Ipanema, Murici, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Piranhas. Segundo a nutricionista da Sesau, Anízia Santos, esses municípios apresentam a maior incidência de câncer entre os 102 municípios alagoanos, por isso foram contemplados com vagas para a oficina.
“Estimativas do Inca apontam que, até o final de 2013, devem ser contabilizados mais de 500 mil novos casos de câncer no Brasil. Mas a boa notícia, ainda de acordo com o Inca, é que uma alimentação saudável, menos industrializada e que não seja rica em gordura e açúcar, pode reduzir, entre 30% a 40%, o risco de desenvolver qualquer um dos tipos de câncer”, informa a nutricionista da Sesau.
Anízia Santos esclarece, com base em estudos do Inca, que aproximadamente 47% dos casos de câncer e 55% das mortes por câncer ocorrem em regiões menos desenvolvidas do mundo. Até 2030, se a tendência atual continuar, a incidência de câncer deve aumentar 81% nos países com IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] baixo e médio, quando comparado com 2008.
”É comprovado que, quanto menos condições financeiras uma pessoa possui, se ela não tem acesso à educação e à assistência médica, é um potencial candidato a desenvolver a doença como o câncer. Para se ter idéia, os cânceres de colo do útero e de mama, juntos, somam mais de 750 mil mortes a cada ano, sendo a maior parte em países de baixa e média rendas. Por isso, a importância de informar a população sobre o modo de vida que pode levar ao câncer, seja por meio de fatores ambientais ou quanto à alimentação”, alerta a nutricionista.