Cidades

Preparatório para Enem é realizado em São Miguel e Campo Alegre

07/10/2013

Matemática, língua portuguesa, química, física, biologia, história, geografia, redação, inglês, espanhol e redação foram as disciplinas revisadas, neste final de semana, em São Miguel dos Campos e Campo Alegre, durante os “Aulões”, que estão sendo realizados pelo governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), para os alunos da rede que vão enfrentar o Enem, nos dias 27 e 28 de outubro.aulao
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é responsável por avaliar o desempenho dos alunos concluintes e que almejam ingressar num curso superior em uma das instituições públicas de ensino de Alagoas. Este ano, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) oferece 21 “Aulões” para os alunos da rede em todas as regiões de Alagoas, sob a supervisão das CREs.
Neste final de semana, os municípios de São Miguel dos Campos e Campo Alegre sediaram dois “Aulões” e reuniram mil alunos também das cidades de Boca da Mata, Coruripe, Barra de São Miguel, Anadia, Junqueiro e Teotônio Vilela.
“Além do conteúdo já aplicado em sala de aula, os aulões têm sido um grande incentivo e de uma grande importância para os alunos da rede que vão enfrentar o Enem nos próximos dias, já que as questões analisadas foram abordadas nos últimos concursos”, afirma Ana Paula Freire, coordenadora da 12ª CRE.
Beatriz Rocha, aluna da Escola Estadual Ana Lins e que vai tentar uma vaga no curso de medicina, destaca que as aulas têm sido um reforço a mais para os alunos, uma vez que resgata todos os conteúdos apresentados e discutidos em sala de aula. “A revisão de todas as disciplinas nos aulões vai contribuir para um melhor desempenho dos alunos que vão encarar o Enem neste ano”.
Adailson Guimarães, professor de química, dividiu sua aula de reforço em dois momentos: uma conversa motivacional com os alunos e revisão dos conteúdos abordados no Enem nos últimos três anos. Entre os temas abordados da disciplina, destacam-se: meio ambiente, camada de ozônio, combustíveis renováveis, solo, água, ar e poluições.
Língua Portuguesa e Redação foram ministradas pela professora Ana Maria Nascimento. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer dicas sobre a produção de uma boa redação, interpretação de texto, escrita e ainda discutiram as técnicas de texto argumentativo e dissertativo. “Além disso, abordamos estrutura de linguagem e que seguramente vai ajudar na produção de uma boa redação”, avalia Ana Maria.
A coordenadora da 2ª CRE, Ana Paula, informa que para o próximo ano a ideia é iniciar os “Aulões”’ preparatórios a partir de março.