Cidades

Nova adutora do Agreste avança e ultrapassa os 20 mil metros

31/10/2013
Nova adutora do Agreste avança e ultrapassa os 20 mil metros

As obras da nova adutora do Agreste avançam em oito frentes de serviço e já estão próximas da metade do trajeto. Nesta quinta-feira (31), o assentamento de tubos se aproximava dos 21 mil metros, diante de uma extensão total de 57 mil metros, de acordo com a construtora Galvão, contratada da CAB Águas do Agreste, empresa integrante da Parceria Público-Privada (PPP do Agreste) com o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).tubos57mil
O trabalho está sendo desenvolvido de forma ininterrupta, ou seja, dia e noite, a fim de antecipar a entrega da obra. Das oito frentes de serviço, cinco operam durante o dia e três no período noturno. À medida que os tubos são assentados, a equipe de solda entra em ação para conectá-los. Em seguida é feito o aterramento, embora em alguns trechos os tubos fiquem expostos e sustentados por vigas de ancoragem em razão da topografia.
A nova adutora tem como ponto de partida a estação de captação, que fica situada à margem do rio São Francisco, no município de Traipu. De lá até Arapiraca, seu destino final e onde será instalada uma estação de tratamento, percorre vários municípios do Agreste. Além de Arapiraca, a nova adutora proporcionará melhoria no abastecimento de água de nove outros municípios integrantes do sistema coletivo do Agreste (Craíbas, Igaci, Girau do Ponciano, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Lagoa da Canoa, Olho d’Água Grande e Feira Grande).
Com a nova adutora, onde estão sendo investidos R$ 143 milhões, a produção de água do sistema coletivo dobrará, passando dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h. Com esse incremento será resolvido o problema de falta de água em Arapiraca e nos outros nove municípios do sistema coletivo. Dos 1.500m³/h que serão produzidos pelo novo sistema adutor, 1.000m³/h irão diretamente para a cidade de Arapiraca e 500m³/h para a Mineração Vale Verde. O previsão para conclusão das obras é setembro de 2014, de acordo com o contrato, mas a construtora está trabalhando para antecipar esse prazo.