Cidades

Ministério da Saúde vai repassar quase R$ 6 milhões para hospital

12/10/2013

A união de esforços entre Governo do Estado, Ministério da Saúde e município de Palmeira dos Índios contribuiu mais uma vez para a melhoria da saúde na região. Após ter a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reclassificada do tipo I para o tipo II, pelo Ministério da Saúde, o Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia vão receber novos recursos para a melhoria da qualidade e ampliação do atendimento à população.MSOpalmeira
Em portaria publicada nesta sexta-feira (11), o Ministério da Saúde garante o total de R$ 5.860.127,28 por ano para a implantação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), o ajuste do Incentivo de Adesão à Contratualização e à maior produção de serviços ambulatorial e hospitalar de média complexidade.
Os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade do Estado de Alagoas e do município de Palmeira dos Índios, dentro do bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade. Os incentivos fazem parte do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, além da organização da Rede de Urgência e Emergência.
Segundo o provedor do Hospital Santa Rita, Roberto Salgueiro, o apoio do Estado foi determinante para a realização do pleito. “Estivemos em Brasília junto com o próprio governador Teotonio Vilela, o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, e o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, para conversar com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães. Com o empenho desses entes foi possível obter os recursos que irão garantir a recuperação do hospital e atender da melhor forma possível à população”, destacou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a reestruturação e melhoria do Hospital Santa Rita irá favorecer também as unidades de Maceió e Arapiraca, uma vez que servirá de referência para toda 8ª Região de Saúde. “Muitos pacientes de urgência e emergência que hoje se destinam a Arapiraca e ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, serão atendidos em sua região, contribuindo de forma geral para o melhor acolhimento em todas essas localidades”, disse.
Como critério para o recebimento dos recursos pelo Ministério da Saúde, o Hospital Santa Rita celebrou contrato com o município de Palmeira dos Índios se comprometendo a cumprir as metas estabelecidas e que serão fiscalizadas pelo Estado. Entre as metas estão à implantação de mais quatro leitos obstétricos, passando de 31 para 35; a implantação de dez leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal – UCI Neonatal.
Constam ainda da lista mais dois leitos de UTI Adulto, passando de oito para dez, transformando-os, todos, em UTI Adulto Tipo II e destinando oito leitos para retaguarda, e ainda a implantação de 20 leitos de retaguarda para demandas da Unidade de Emergência do Agreste e do Hospital de Santana do Ipanema.
Entre as ações contratualizadas pela unidade está a implantação de exames de cardiografia e ultrassonografia, 24 horas por dia, para atendimento as gestantes e transformar a maternidade de risco habitual em Maternidade de Alto Risco, servindo de referência para  a 2ª Macro Região de Saúde de Alagoas.
“Além dos serviços ambulatoriais, esses recursos irão garantir a internação hospitalar para tratamentos clínicos e cirúrgicos. É um grande avanço para o município de Palmeira dos Índios e toda região. A Secretaria de Estado da Saúde vem procurando apoiar cada vez mais os municípios para que eles tenham condições de assumir a saúde da sua população, prestando serviços de qualidade”, destacou Jorge Villas Bôas.