Cidades

Maceió: Teste rápido registra 108 casos de DST’s entre março e setembro

07/10/2013

Por meio do teste rápido pelo exame de sangue realizados no período de março a setembro de 2013, em eventos itinerantes como o Bairro Vivo, atividades descentralizadas em escolas públicas e da Campanha do Ministério da Saúde ‘Fique Sabendo’, a Coordenadoria do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 108 portadores de vírus que podem ser adquiridos pelas doenças sexualmente transmissíveis. Ao todo, foram 6 portadores do Vírus da Hepatite B; 4 da Hepatite C; onze pelo HIV e 87 pessoas com Sífilis.
ACRIMA20  O coordenador do programa da SMS, Marcelo Cristiano, destaca que os casos de Sífilis preocupam a equipe. “No próximo dia 19, Dia Nacional de Combate a Sífilis, além de estarmos no Bairro Vivo, todas as unidades de saúde terão palestras educativas sobre a doença, esclarecimento sobre como evitá-la e tratá-la”, informa, esclarecendo que há tratamento e cura para a doença.
A opção pelo teste é voluntária. O teste rápido é uma forma de detectar a presença de vírus e doenças transmissíveis sexualmente. Aqueles que se aceitam ou não se submeterem aos testes, ou não, ficam sabendo, nessas campanhas e ocasiões, sobre a exposição e a vulnerabilidade de contrair uma doença sexualmente transmissível e como tratá-la de forma correta.
A equipe que realiza o teste rápido nesses eventos é formada por profissionais da área de saúde, sendo comandada por um coordenador e também com assistentes sociais; psicólogos; enfermeiros; técnicos de enfermagem e pessoal de apoio administrativo.

    Teste rápido

Normalmente o teste rápido descentralizado é realizado em datas alusivas as campanhas de prevenção ao HIV, Sífilis, Hepatite, como o Carnaval, Dia Internacional da Mulher (08 de março), Dia dos Namorados (12 de junho), Festejos Juninos e Dia Mundial de Combate a Aids (1º de dezembro).
Para fazer o teste, o usuário recebe a ficha, preenche o cadastro, participa do aconselhamento coletivo, o pré-teste, e nessa oportunidade pode esclarecer dúvidas. Em seguida, segue para o laboratório para colher o sangue. Trinta minutos depois, o paciente recebe o resultado. No caso de reagente positivo para algum dos diagnósticos, o profissional conversa com a pessoa e preenche o encaminhamento da mesma que deve se dirigir ao Bloco I do PAM Salgadinho para exames complementares e tratamento da patologia.
O usuário que for encaminhado e não comparecer ao Bloco I do PAM, a administração orienta a equipe técnica para a busca ativa do doente que anteriormente (no dia do teste) tenha autorizado ser procurado para fazer o tratamento necessário.