Cidades

Livro ‘…Pra Fazer Farofa-fá!’ fala sobre o consumo de raízes para saciar a fome de forma saudável

30/10/2013
Livro ‘…Pra Fazer Farofa-fá!’ fala sobre o consumo de raízes para saciar a fome de forma saudável

A batata-doce, o inhame e a macaxeira estão presentes na mesa dos nordestinos há tempos e, de forma saudável, saciam a fome com suas raízes à base de receitas variadas e de alto valor nutricional. Para incentivar o consumo desses alimentos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apoiou a produção do livro “…Pra Fazer Farofa-fá!”, da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Sandra Mary Lima Vasconcelos.livrofa
A obra será lançada nesta sexta-feira (1º), às 17h, na Praça de Autógrafos Paraíso dos Papéis, durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Com uma forte marca cultural no Nordeste, as raízes e suas propriedades são apresentadas no livro por meio de seus aspectos históricos e geográficos, com a proposta de incorporar esses alimentos na dieta do leitor, com o objetivo de garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Segundo a escritora, a proposta é mudar o hábito das pessoas que têm consumido mais os derivados do que as próprias raízes.
“O pão e a bolacha estão mais presentes na mesa dos alagoanos do que a batata-doce, o inhame e a macaxeira. Para mudar esse hábito alimentar, a proposta do livro é garantir a qualidade nutricional a partir do consumo das raízes, que possuem nutrientes superiores do que as sugestões derivadas e possuem uma variedade de receitas para levar à mesa”, alertou Sandra.
Para difundir o conteúdo do livro, a parceria com a Sesau vai levar a obra aos 102 municípios alagoanos. De acordo com Eliana Padilha, diretora estadual de Promoção da Saúde, cada Secretaria Municipal de Saúde vai receber dois exemplares. “É fundamental que o livro e suas informações sobre a importância de uma alimentação saudável cheguem a cada cidade, resultando na melhoria da qualidade de vida de todos os alagoanos”, disse ela..

    Livro + CD

Lúdico, informativo e de fácil leitura, a obra traz informações técnicas, a exemplo do valor nutricional das raízes; receitas curiosas, como a pizza e o brigadeiro preparados à base de macaxeira; e contação de lendas e piadas popularmente conhecidas: “Você gosta de mulher? Gosto. E de macaxeira? Vixe!”.
O CD que acompanha a obra traz histórias e canções referentes à temática raízes, como a música Farinha, de Djavan; a clássica canção Farofa-fá, de Mauro Celso; além de reportagem sobre o Arranjo Produtivo Local (APL) Raízes, de Alagoas.

    Lançamentos

Nesta sexta-feira (1ª), às 17h, na Praça de Autógrafos Paraíso dos Papéis, a tarde de autógrafos do livro, que sai pelo selo da Edufal, vai contar com menu degustação de receitas à base das raízes e um pocket show com a participação de Eliezer Setton, João de Lima e Geraldo Cardoso.
O livro será apresentado ainda em outra oportunidade, durante o Congresso Estadual da Promoção da Saúde, que começa na terça-feira (5), às 17h, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. A autora e os artistas que compõem o livro vão participar de mesa-redonda sobre a temática da obra, seguida de coquetel de lançamento.

    Autora

A professora Sandra Mary Lima Vasconcelos, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), organizou o livro  “…Pra Fazer Farofa-fá!”, com o apoio de discentes do curso de Nutrição Catherine Cavalcanti Padilha, Danielly Cavalcante, Jordana da Costa Silva, Lídia Bezerra Barbosa, Lourani Oliveira dos Santos Correia, Mariana da Silva Santos, Michele Ferro de Amorim, Miriam Ferreira, Bonfim, Rafaely Márcia Santos da Costa, Raphaela Costa Ferreira, Viviane dos Santos Costa Vieira e Jisleyane Pereira Rodrigues.
Com a primeira obra da autora, “…3, 4 Feijão com Arroz no prato”, inicia-se uma série que visa contribuir com a formação de profissionais, com a pesquisa em saúde e a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde. O próximo livro da escritora, como ela mesma adiantou, vai abordar o sal na alimentação.