Cidades

Inauguração da Indústria do Conhecimento marca Dia do Professor em Ibateguara

15/10/2013

O Dia do Professor foi especial para os trabalhadores e a comunidade do município de Ibateguara. O Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a prefeitura municipal, inaugurou, nesta terça-feira, dia 15 de outubro, a 31ª unidade do Programa Indústria do Conhecimento no Estado, que recebeu o nome de uma das mais reconhecidas educadoras do município: Maria das Dores Araújo.foto53
A Indústria do Conhecimento é um centro multimeio, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários têm acesso à informação e à apropriação do conhecimento. Ela vai atender aos trabalhadores e á comunidade ibateguarense.
“A obra que estamos inaugurando destina-se a ensinar e fomentar – especialmente na população mais jovem – uma nova cultura, o domínio da informática e a inclusão digital”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade.
Ele acrescentou que, por meio desta formação, “milhares de pessoas poderão acessar a internet, descobrir novas tecnologias e ter uma melhor preparação para o futuro”. O prefeito de Ibategura, Geo Cruz, ressaltou que a Indústria do Conhecimento vai ligar a cidade ao mundo, por meio da internet, além de contribuir para elevar o nível da educação, especialmente, da população mais jovem.
O deputado estadual João Henrique Caldas foi além. Segundo ele, o acesso a uma educação de qualidade, com acesso à informática, vai proporcionar às novas gerações a oportunidade de contribuir para a geração de riquezas. “Vamos resgatar os jovens que têm sido alvo da criminalidade, através da educação”, afirmou o parlamentar.
Os números da Indústria de Conhecimento, referentes ao período de 2009 até o primeiro semestre deste ano, demonstram o alcance da iniciativa. Nesse intervalo, são contabilizados 306.712 atendimentos relativos ao uso da biblioteca; 314.543 acessos aos computadores; e mais de 33 mil pessoas capacitadas no curso básico de informática.
A solenidade de inauguração foi marcada pelas presenças de autoridades locais, de integrantes do Sistema Fiea, familiares da professora Maria das Dores Araújo e a comunidade local.