Cidades

Governo apresenta projeto para revitalizar antiga cadeia de Porto de Pedras

17/10/2013

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) participou de ações do Governo Perto de Você, realizadas nesta quarta-feira (16), no município de Porto de Pedras, Região Norte do Estado. Acompanhado do governador Teotonio Vilela, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, apresentou um projeto de implantação de um Espaço Cultural na antiga cadeia do município. O projeto prevê investimentos de R$ 1,8 milhão.
osvalsoViegas    “O Governo do Estado, por meio da Secult, tem o objetivo de realizar a restauração da antiga cadeia de Porto de Pedras, patrimônio material do Estado e monumento histórico e cultural do município, que será contemplado com os investimentos do Banco Internacional de Desenvolvimento (Bid)”, afirmou o secretário Osvaldo Viégas.
Ainda segundo Viégas, o projeto tem como finalidade recuperar a integridade da tipologia arquitetônica do edifício, por meio de restauração para divulgação e manutenção do acervo do patrimônio histórico. A implantação do espaço cultural também visa a proteção dos achados antropológicos da região e a promoção socioeducativa de sua história. “O projeto valoriza as tradições históricas e alavanca o turismo cultural na região”, concluiu o secretário.
A prefeita de Porto de Pedras, Camila Farias, salientou a relevância da revitalização do espaço para o município. “Será de extrema importância para o município recuperar a antiga cadeia que é uma referência histórica”, afirmou.

 Patrimônio imaterial

O secretário Osvaldo Viégas e a diretora do Pró-Memória, Ariana Moraes, se reuniram na Biblioteca Pública Municipal Padre Alípio II com secretários de cultura da região, onde repassaram informações sobre o Inventário do Patrimônio Imaterial.