Cidades

Governador abre segunda etapa de campanha contra aftosa

31/10/2013
Governador abre segunda etapa de campanha contra aftosa

Foi aberta oficialmente, nesta quarta-feira (30), pelo governador Teotônio Vilela Filho, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2013. A solenidade, realizada no Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche da Barra, ocorreu em meio à Expoagro 2013.
governadorfezavacinacao   No período de 1º a 30 de novembro, os criadores alagoanos deverão vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos. A nova etapa será a primeira realizada pelo Estado de Alagoas depois de obter o status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação.
A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior, e do presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, entre outras autoridades, além de representantes do setor agropecuário, a exemplo do presidente da Faeal, Álvaro Almeida e da ACA, Domício Silva.
O governador Teotonio Vilela Filho participou da vacinação simbólica de animais, dando o pontapé inicial para a nova etapa da campanha em Alagoas.
“Estamos iniciando mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. Na última etapa, realizada em julho passado, conquistamos uma cobertura vacinal de 96%. Mesmo com o setor abalado diante da seca, o produtor fez a parte dele. Parabéns a todos os criadores alagoanos e, em maio próximo, vamos conquistar a certificação internacional da zona livre da febre aftosa com vacinação”, declarou o governador Teotonio Vilela Filho.
Com um rebanho de 1.223.912 bovídeos existentes no Estado, a meta da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas é vacinar 100% dos animais.
“Conquistamos excelentes índices de vacinação nas últimas etapas da campanha de vacinação e obtemos vitórias importantes como a zona livre com vacinação, além da Guia de Trânsito Animal Eletrônica, a e-GTA. Parabenizamos a todos os produtores pelo empenho e colaboração e saudamos a todos os servidores da Adeal pela conquista destes méritos,”, afirmou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.
“Avançamos na febre aftosa e conseguimos isso superando muitas dificuldades, a exemplo da seca que castigou todo o setor em 2012 e que ainda deixa seus reflexos. Mas o produtor rural vem cumprindo o seu papel vacinando seus animais contra a aftosa. Registro o nosso agradecimento e a importância da parceria com o governo do Estado para o crescimento do setor em Alagoas”, disse o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

    Cobertura

Na primeira etapa da campanha de 2013, realizada em julho, por causa da seca que castigou o setor agropecuário alagoano e que causou a perda de animais, foi registrada uma cobertura vacinal de 96% do rebanho existente no Estado.
Segundo a Adeal, foram vacinados 1.172.477 animais entre bovinos e bubalinos. A etapa de vacinação ocorreu no período de 1º a 31 de julho. Levantamento realizado pelo órgão de defesa alagoano constatou que 14 municípios obtiveram 100% de cobertura vacinal.
“É preciso destacar que em todos os municípios a cobertura vacinal ultrapassou o índice mínimo de 80% exigido pelo Ministério da Agricultura nas etapas de vacinação contra a febre aftosa”, reforçou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

    Zona livre

O novo status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação foi conquistado no dia 6 de setembro, quando o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade, assinou a Instrução Normativa 33, em solenidade também realizada no Parque da Pecuária.
Instrução Normativa reconheceu nacionalmente Alagoas e os demais Estados participantes do circuito pecuário Nordeste – Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte –, além de parte do Pará, como zona livre de febre aftosa com vacinação.
Os estados de Sergipe e Bahia já eram reconhecidos nacionalmente e internacionalmente como áreas livres da febre aftosa com vacinação.
De acordo com a IN, a nova zona livre será submetida à apreciação da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE – para reconhecimento internacional. A avaliação dos Estados será realizada no primeiro semestre de 2014.