Cidades

Feira Camponesa comercializa de produtos da agricultura familiar

16/10/2013

A Feira Camponesa, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) com apoio do Governo do Estado, na Praça da Faculdade, no Prado, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (16). A atividade segue até sábado (19), das 6h da manhã às 23h. No sábado, último dia, o encerramento será por volta de meio-dia.feiraamponesa
A agricultora Mariana Gomes de Farias do assentamento Samba, em Maragogi, trouxe para vender pimenta olho-de-peixe, banana comprida, banana prata, banana maçã e macaxeira. Assentada há 14 anos, ela contou que, com a ajuda do marido, trabalha no lote de 6,5 hectares, onde também produz coco, graviola e maracujá.
Quem também levou produtos para vender na feira foi o agricultor Hélio Gomes e a esposa Valdete Gonçalves. Eles são do assentamento Todos os Santos, em Água Branca, no Sertão do Estado, e trouxeram mel, cachaça de mel, cachimbada (um tipo de cachaça), ovos de galinha caipira, feijão mulatinho, milho e limão. Até agora, eles já participaram de seis edições da feira e se dizem satisfeitos com as vendas.
O consumidor interessado em doces e bolos regionais deve procurar a barraca da agricultora Izabel Maria dos Santos. Ela veio do assentamento Santo Antônio, em Major Izidoro, e trouxe produtos processados à base de leite, coco e milho.
De acordo com a CPT, são 120 agricultores participantes da feira. A estimativa é de que cerca de 250 toneladas de produtos serão comercializadas, numa variedade que vai de galinhas, patos e perus vivos até tapioca, pé-de-moleque, inhame e macaxeira.
Durante a abertura oficial, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, destacou o apoio do Governo do Estado para os agricultores assentados. Ele citou a distribuição de sementes, que ocorre todos os anos e garante a safra de grãos, os programas Alagoas Mais Leite e Alagoas Mais Ovinos, e o repasse de caminhões para assentamentos, que auxiliam no transporte da produção.
“O governador Teotonio Vilela entende a importância da agricultura para o desenvolvimento de Alagoas e nos dá total apoio para conduzirmos essas ações. Por isso, apoiamos também a realização das duas edições por ano da Feira Camponesa, bem como apoiamos as feiras desse tipo realizadas por outros movimentos sociais”, comentou o secretário.
O coordenador da CPT em Alagoas, Carlos Lima, frisou que os agricultores se planejam para as feiras e ficam satisfeitos com o resultado das vendas. “A feira não é só uma questão de renda, é de modelo. Por isso, gostaríamos de realizar 12 feiras itinerantes a cada ano”, citou o dirigente do movimento.
A solenidade também foi acompanhada pelo secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, a superintende do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, representantes do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e do Gabinete Civil. Todos esses órgãos apoiam a realização da feira.